Sociedade

Município de Pombal vai requalificar rede viária do Carriço e da Pelariga

24 jan 2024 12:27

Pavimentos estão bastante degradados

municipio-de-pombal-vai-requalificar-rede-viaria-do-carrico-e-da-pelariga

O Município de Pombal aprovou, na última reunião de executivo, o lançamento de concursos públicos para empreitadas de requalificação das redes viárias das freguesias do Carriço e da Pelariga, num investimento de um milhão de euros.

Com um valor base a rondar os 800 mil euros, uma das obras vai beneficiar uma extensão de quase cerca de oito quilómetros, nomeadamente a estrada que se desenvolve entre a Estrada Nacional (EN) 109, lugar de Vieirinhos, Silveirinha Pequena, Fontinha, Alhais e a rotunda eixo da Estrada Atlântica - Praia Osso da Baleia, e a estrada que atravessa a localidade da Silveirinha Pequena e liga ao lugar de Claras, até ao limite do concelho.

Segundo a autarquia, estas duas vias "apresentam um pavimento bastante degradado, muito por força do intenso tráfego de camiões pesados, principalmente fruto da indústria florestal, além da construção da recente rede de saneamento básico”.

A intervenção “irá, não só, garantir melhores condições de segurança rodoviária e pedonal, mas também requalificar aqueles acessos à costa atlântica, em especial à Praia Osso da Baleia e à futura Praia do Urso”, acrescenta um comunicado.

Com um valor base a rondar os 200 mil euros, a Câmara de Pombal vai também requalificar a Rua dos Ninhais e criar um parque de estacionamento na Machada, freguesia da Pelariga.

“Um dos principais objectivos da intervenção é a melhoria da segurança rodoviária, considerando o funcionamento da escola básica local, pretendendo proporcionar segurança às crianças e conforto aos pais, quer na entrega como na recolha das mesmas”, refere a nota de imprensa.

O projecto contempla a possibilidade de continuidade no arruamento de acesso à zona do ATL (Actividades de Tempos Livres), com um passeio na envolvente da escola básica, e a criação de lugares de estacionamento ou zona de paragem para os encarregados de educação.

“A intervenção prevê essencialmente a criação de um percurso pedonal no centro da Machada, ligação à escola e à associação, e a implementação de um parque de estacionamento”, acrescenta o Município de Pombal.