Sociedade
Amor, em Leiria, avança com restauro de igreja com quase 400 anos
Projecto conta com apoio de grupo de 30 empresas que contribuíram com 1.500 euros cada uma
A igreja matriz de Amor, no concelho de Leiria, com quase 400 anos de história, vai entrar em obras. Orçados em 205 mil euros (acrescidos de IVA), os trabalhos de conservação e restauro abrangerão soalhos, balaústres, instalação eléctrica e a estrutura da nave principal, avança Ramiro Santos, membro da equipa coordenadora das obras, citado numa nota de imprensa da diocese, segundo a qual, a dimensão do projecto exigiu uma “estratégia diversificada” de angariação de fundos.
A câmara já aprovou um apoio de 58.500 euros e houve um grupo de 30 empresas que contribuíram com 1.500 euros cada uma para fazer parte do núcleo de “doadores premium” da obra. Foi ainda apresentada uma candidatura à Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), no valor de cerca de 63 mil euros, que já foi validada e aguarda aprovação final.
O Santuário de Fátima comprometeu-se com 10 mil euros e a tesouraria da paróquia dispõe de cerca de 25 mil euros, avança aquele comunicado. “Estamos muito próximo daquilo que são os valores necessários, se não houver derrapagens”, assinala Ramiro Santos.