Viver

A estreia nacional de Requiem, da Dança em Diálogos, acontece no Festival Música em Leiria

12 abr 2024 14:00

Espectáculo de dança e vídeo com textos originais de Cláudia Lucas Chéu, Ondjaki e Elmano Sancho

a-estreia-nacional-de-requiem-da-danca-em-dialogos-acontece-no-festival-musica-em-leiria
O espectáculo vai a palco no TJLS
Dança em Diálogos / Capitão Goma

Faz parte do 42.º Festival Música em Leiria (organizado pelo Orfeão de Leiria) e ao mesmo tempo integra o programa de comemorações (em Leiria) dos 50 anos do 25 de Abril. Requiem – A única censura que deveria existir é censurar a censura, nova criação da companhia Dança em Diálogos, estreia-se no Teatro José Lúcio da Silva no sábado, 12 de Abril, com início às 21:30 horas (bilhete: 10 euros).

Com direcção artística de Solange Melo e Fernando Duarte, e coreografia de Fernando Duarte, a música do espectáculo é um exercício de sonoplastia baseado na obra “Requiem – pelas vítimas do fascismo em Portugal”, da autoria de Fernando Lopes- Graça, que a compôs em 1979.

Conta, ainda, com textos originais de Cláudia Lucas Chéu, Ondjaki e Elmano Sancho.

O subtítulo é uma frase do artista plástico Julião Sarmento.

O sentido de Requiem clama por um justo repouso de quem é, e do que pode ser permanentemente recordado. Já a madura liberdade, é incansável na defesa da única censura que deveria existir, que é censurar a censura”, pode ler-se na sinopse.

São perspectivados corpos, movimentos, imagens e recortes narrativos que reflectem memórias cruzadas no tempo e nas vivências de um pretérito que encontra ecos no presente e no futuro. Defender a liberdade é também contar histórias que atravessam as fronteiras entre o real e a ficção e onde a dança e o vídeo se posicionam como veículos de total expressão livre”, é explicado no mesmo texto.

Entre esta e a próxima semana, o 42.º Festival Música em Leiria oferece ainda mais dois momentos.

Na terça-feira, 16 de Abril, a assinalar o Dia Mundial da Voz, um recital de voz pela Escola de Música do Orfeão de Leiria, com início às 18:30 horas, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria - Igreja da Misericórdia.

No dia seguinte, quarta-feira, 17 de Abril, A saudade na música portuguesa é um espectáculo de música e poesia protagonizado por Vera Silva (voz), Patrícia Sousa (piano) e Sara Maia (actriz), que decorre depois das 19:30 horas, no Solar dos Ataídes, ao Terreiro, também em Leiria.