Desporto

João Ferreira: “Quero ser o melhor de todos”

29 jan 2023 09:00

Piloto de todo-o-terreno, aos 23 anos estreou-se naquela que é a prova mais exigente do Mundo: o Dakar. Surpreendeu e ambiciona mais

João Ferreira estreou-se este ano no Dakar, depois de ter sido campeão nacional e europeu
Ricardo Graça

Como começou esta aventura do Dakar?
Todos os pilotos de todo-o-terreno têm a ambição de um dia participar na prova mais difícil no mundo, o Dakar. E confesso que, ao longo dos anos, pensava sempre: um dia espero ter o prazer de a fazer. Ao longo deste ano, com os testes e a prova que fomos fazer no rali de Marrocos com o Yamaha, achei que podia haver uma oportunidade e ser mais fácil para a minha aprendizagem. No início não estávamos com vontade, mas no final do ano, depois do rali de Marrocos, achámos que seria interessante encarar esta aventura. Correu bem. O objectivo era chegar ao fim e divertir-nos todos os dias, o que foi concretizado. Ainda tivemos alguns bónus, como uma vitória em etapas, dois segundos lugares e dois terceiros lugares. Portanto, o balanço foi bastante positivo.

Houve peripécias ou algum susto?
Por acaso tivemos um rali limpo, sem qualquer susto. Tivemos alguns problemas mecânicos, mas é mesmo assim. E a experiência foi incrível. Assisto ao Dakar há 15 anos na televisão. Passados tantos anos, estar presente nesta aventura, no meio dos melhores pilotos do mundo, é um sonho tornado realidade. Senti-me muitíssimo bem durante esses 15 dias. Na primeira semana os resultados não foram os melhores, mas na segunda melhorou.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ