Entrevista

Susana Ramos Pereira: A pandemia consciencializou e empoderou as vítimas

23 set 2021 14:27

A presidente da Associação Mulher Século XXI afirma que a pandemia obrigou as vítimas a “aguentarem” em silêncio, mas também empoderou muitas delas, que ganharam coragem para saírem do ciclo de violência

A pandemia escondeu muitos casos de violência doméstica ou o facto de mais pessoas estarem em casa originou mais denúncias?
Veio esconder por dois motivos: vítima e agressor estiveram juntos em casa, mas não estiveram sozinhos. Os filhos estiveram sem aulas e os vizinhos também estavam ali, o que aumentou a necessidade da vítima aguentar e não reagir. A vítima calou e aguentou para os filhos e a vizinhança não se aperceberem. Houve um silenciamento muito grande. Quando as pessoas recomeçaram a trabalhar tivemos um boom de procura, que nos levou a pensar: a violência aumentou. Não me parece. A vítima calou-se. Este silêncio fez também com que crescesse dentro delas esta consciência de que tinham de sair deste ciclo de vitimização. Notámos um aumento enorme na procura quando elas começaram a sair de casa. Chegaram aqui, não com a ideia de que eu vou tentar outra vez, mas de que eu preciso de ajuda, porque não aguento mais.

No sentido de empoderamento, a pandemia acabou por ser "boa" para as vítimas?
Consciencializou. O facto de as vítimas terem de aguentar os maus-tratos psicológicos, às vezes físicos e sexuais, e não reagir para que não houvesse um escalar da violência, porque estavam ali presas, deu-lhes alguma força para, quando puderam, nos procurarem e nos dizerem: isto tem de acabar. Não quero só apoio psicológico. Quero que me ajudem a pedir apoio jurídico, porque me quero divorciar e apresentar queixa. Fizemos esses passos com uma série de vítimas que se empoderaram a elas próprias dentro da desgraça que viveram.

Estamos a falar de mulheres de que idades?
Temos uma faixa etária entre os 40 e os 50 anos, pelo menos na nossa zona. Mas não são só mulheres, também há homens e ido

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ