Entrevista

Metade dos profissionais de saúde tiveram um episódio de violência

24 mai 2022 14:29

André Biscaia, coordenador do Plano de Acção para a Prevenção da Violência no Sector da Saúde da Direcção-Geral da Saúde, defende que as denúncias têm de ter consequências e vítimas e agressores devem ser reabilitados

“Ser rude e violento não são um direito e as pessoas têm (...) de saber que essas atitudes têm consequências”
Rui Miguel Pedrosa

Têm sido públicas várias agressões a médicos. O número tem vindo a aumentar?

O que aprendemos com a área da violência sobre profissionais de saúde é que não há grupos profissionais nem instituições imunes. As percentagens são muito altas em todos os estudos que existem. O número médio desses estudos ronda os 50% dos profissionais de saúde com um episódio de violência nos últimos 12 meses. Há uma certa tendência, que temos de combater, para a normalização da situação. É este tipo de atitude que leva a que haja alguma sub-notificação desta situação. O nosso primeiro combate é fazer com que as pessoas notifiquem todos os episódios. Para se compreender um fenómeno de violência tem de se ir à raiz. Muitas vezes, as causas para uma pessoa ser vítima ou agressora estão na infância, na escola, na vida profissional anterior ou na própria sociedade. É por isso que o Plano de Acção para a Prevenção da Violência no Sector da Saúde está inserido no Programa Nacional de Prevenção de Violência no Ciclo de Vida, porque a abordagem tem de ser tão complexa quanto a problemática. Isso demora tempo, por isso, é um plano para algumas décadas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ