Entrevista

Jorge Dias: “A escola está desenquadrada daquilo que a sociedade lhe exigiria"

1 jan 2024 09:00

O director do Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, em Leiria, admite que a pandemia e a greve de professores prejudicaram as aprendizagens dos alunos

Jorge Dias
Ricardo Graça

A que se devem os piores resultados a matemática e a leitura no PISA?
Não me surpreende que os resultados tenham descido. A pandemia tem sido uma boa muleta para acompanhar essas descidas, mas há outros factores, nomeadamente para Portugal, que tornam essa descida mais ou menos previsível.

Que factores são esses?
A pandemia modificou bastante o contexto social. Muitos jovens deixaram de ter expectativas futuras. Quando falamos com a psicóloga que faz a orientação vocacional, notamos que eles não querem pensar nisso. Olham muito ao presente e o futuro não os preocupa. Nota-se a falta de empenho em conseguir resultados que os levem a ter uma vida melhor, um futuro mais risonho. Claro que não são todos. Em termos daquilo que é a escola realmente, a pandemia prejudicou seriamente as aprendizagens dos alunos. Tirou-lhes alguns hábitos. Houve anos de escolaridade que foram particularmente prejudicados. Nos meninos do 1.º ano, que não tiveram pré-escolar, ainda hoje se nota a dificuldade que têm em ler, em cumprir regras e na relação com os colegas. Os que estavam na passagem de ciclo não consolidaram algumas aprendizagens e são os que estão com maiores dificuldades.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ