Entrevista

Joana Moutinho: “Sou uma defensora da dieta mediterrânica”

22 jul 2023 10:38

Nutricionista no serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria, defende o equilíbrio como o segredo de uma alimentação saudável e o caminho para a perda e manutenção de peso

Joana Moutinho
Ricardo Graça

No Verão, há quem faça dietas mais drásticas para perder peso rapidamente. Que implicações podem ter na saúde?
Uma alteração de estilo de vida é sempre positiva. O que é preocupante é quando as pessoas querem fazer tudo de um dia para o outro. O papel do nutricionista é ensinar as pessoas a comer correctamente. Queremos que este ensino se mantenha todo o ano. Nas dietas muito restritivas, para perder peso rapidamente, normalmente não temos os resultados esperados. O que temos é uma perda de massa muscular e de água, que não se pretende. Muitas vezes, quando há perda de peso repentina, as pessoas ficam muito satisfeitas para a época de Verão, mas quando se ‘desleixam’ ligeiramente acabam por recuperar rapidamente. O grande problema é que aumentam a massa gorda e diminuem mais a massa muscular. Quando isto é feito repetidamente vai ter repercussões em termos de metabolismo.

É possível ter férias ‘saborosas’ sem quilos a mais?
É, ou pelo menos tentar que não venham demasiados quilos a mais. Se as pessoas sabem que vai haver um jantar melhorado, bem regado, durante o dia devem ter alguns cuidados alimentares. Não é saltar refeições, porque isso dá mau resultado, pois temos tendência a comer mais na refeição seguinte e o nosso organismo vai absorver tudo aquilo que devia ter consumido anteriormente. A alimentação tem de ter um equilíbrio. Todos tiramos prazer da alimentação, isso é um factor fundamental: comer coisas que gostamos e nos sabem bem. É tentar manter o equilíbrio entre uma alimentação saudável e alguns petiscos, que devem ser consumidos sem abuso. Costumo dizer: nem sempre nem nunca. O equilíbrio faz parte de uma alimentação saudável.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ