Entrevista

D. José Ornelas: "Impressionou-me muito o trabalho realizado nas paróquias para a JMJ”

27 jul 2023 20:00

O bispo de Leiria-Fátima acredita que a Jornada Mundial da Juventude será um momento de aproximar os jovens à Igreja e levanta o véu das alterações em curso na diocese

Maria Anabela Silva

A diocese está pronta para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)?
Estamos preparados, mas até ao último momento há sempre coisas a fazer. Impressionou-me muito o trabalho realizado nas paróquias para a JMJ. Chegámos capilarmente a todos os sectores da diocese, movimentando muitas pessoas, que têm trabalhado com uma tenacidade e generosidade impressionantes, mas também com capacidade. Já começámos a receber pessoas. Há grupos que mandaram 'batedores' à frente para preparar o terreno.

O que espera que fique da JMJ?
Essa a pergunta é para o dia 7 de Agosto. Antes de mais, vamos celebrar. A nossa preocupação é que este seja um momento vivido e interiorizado por quem chega e por quem acolhe. Não é simplesmente um show de carácter turístico de Portugal e da Igreja. Trata-se de acolher um momento de Igreja, fundamentalmente feito por aqueles que chegam. O que ficará, para a Igreja, para o País e para os jovens, é uma reflexão a fazer depois.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ