Entrevista

António Lopes: “Pedrógão Grande é o terceiro concelho do País mais procurado por estrangeiros”

5 ago 2022 09:47

O presidente do Município de Pedrógão Grande quer aproveitar a qualidade de vida no concelho para apostar no turismo e no repovoamento

Pedrógão Grande ficou conhecido pelas piores razões. De que forma é possível aproveitar esse mediatismo a favor do concelho?
Estamos a tentar dar a volta ao texto. Costumo dizer que aquele fenómeno não queimou apenas o concelho, as pessoas e os bens. Ele alastrou às instituições. Temos instituições que precisam de um outro olhar e de serem recuperadas, como é o caso da Associação Humanitária dos Bombeiros. Mas há mais. Esse esforço também nos desvia um bocadinho do verdadeiro esforço estratégico de desenvolvimento, mas não o descuramos. Vamos definitivamente apostar no turismo. Temos a nossa albufeira e temos praias fluviais e estamos a avançar para o conceito de estação náutica. Fizemos a candidatura, de certo modo, para ligar os operadores económicos e criar uma oferta consistente de qualidade e que traga pessoas. No fundo, é aproveitar o nicho de mercado que tem seguidores internacionais. Relativamente à área industrial, temos uma zona industrial que irá ser posta à disposição dos empresários logo que o nosso regulamento esteja disponível. Também estamos a desenvolver a nossa estratégia local de habitação. Vamos criar uma medida de estímulo à natalidade. Sabemos que vai ser difícil, mas vamos avançar com ela, assim como com a criação de postos de trabalho com a instalação de empresas. Mas tudo isto levará tempo a fazer. Queremos fortemente que a diáspora olhe para nós, para que os nossos emigrantes - e temos bastantes valores quer em Portugal, quer fora de Portugal - olhem por nós, olhem para o concelho e invistam. Têm aqui uma oportunidade, por isso, invistam para podermos dar a volta a este cenário de despovoamento.

Tal como em outros concelhos do interior, o envelhecimento da população e o despovoamento do território são problemas. Que medidas são necessárias para atrair e fixar pessoas?
Além do que referi anteriormente, já António Lopes, presidente do Município de Pedrógão Grande, quer aproveitar a qualidade de vida no concelho para apostar no turismo e no repovoamento transmiti a quem de direito que o nosso concelho é um concelho de baixa densidade, mas também necessita de instrumentos que o façam desenvolver tecnologicamente. Portanto, necessitamos de uma boa rede 5G, já fico satisfeito se for uma boa rede 4G, mas queremos aspirar a mais, de maneira a que não possam ocorrer as situações que ocorreram em 2017, com falhas de comunicações, zonas sombra e também para que se possam trazer as novas profissões para cá e que os novos profissionais criem aqui as suas raízes, porque afinal de contas também estamos num concelho onde há segurança, paz, tranquilidade, onde está tudo perto de nós. Temos qualidade de vida e bom ar.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ