Opinião

RUGITUS

12 jul 2019 00:00

A etimologia da palavra ruído e a mecanização do seu conteúdo, em nós, é um processo simbiótico vivenciado. A consciência das suas vicissitudes não existe.

Cidadania
Buquê de ruídos úteis
o dia. O tom mais púrpura
do avião sobressai
locomovida rosa pública.
Entre os edifícios a acácia
de antigamente ainda ousa
trazer ao cimo a folhagem
sua dor de apertada coisa.
Um solo de saxofone excresce
mensagem que a morte adia
aflito pássaro que enrouquece
a garganta da telefonia.
Em cada bolso do cimento
uma lenta aranha de gás
manipula o dividendo
de um suicídio lilás.
Natália Correia 1969 , in “O Vinho e a Lira”

Ruído - “som inarmónico produzido por corpo que cai ou estala”, palavra de origem latina- RUGITUS, rugido – manifestação dos animais selvagens, através da voz, cuja forma de verbo é ruir. Na procura do(s) significado(s) de ruído, um dos mais interessantes é o que é para a linguística – todo o factor que num acto comunicativo perturba a transmissão da mensagem.

As palavras associadas - choque, pancada, queda, estrondo, estardalhaço, tumulto, fragor, rumor prolongado, bulício, são bastante significantes relativamente à forma como interiorizamos e convivemos com o ruído.

A etimologia da palavra ruído e a mecanização do seu conteúdo, em nós, é um processo simbiótico vivenciado. A consciência das suas vicissitudes não existe.

Eu gosto de viver em aglomerações pela diversidade, pelas probabilidades da surpresa da revelação, da descoberta e do encontro com o outro.

Quando era pequena, na cidade de Leiria dos anos 60, de festas tínhamos o Sto. António ou São João, a procissão do Corpo de Deus que engalava a rua Direita e trazia festa à Sra. da Encarnação e a Feira de Maio.

Três eventos, um de escala de bairro – os santos, um de escala da cidade – a procissão e um de escala de concelho – a feira.

Qualquer uma das festas implicava a participação e envolvimento da população, com partilha de interesses comuns e do espaço público de todos.

Hoje, a multiplicação de eventos, fora da escala local em áreas de residência, em particular no centro histórico da cidade, n&atild

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ