Login
Esqueci a password

Se esqueceu o seu Username ou a sua Password envie-nos o seu e-mail e receberá os seus dados de acesso por e-mail.

Se não sabe que endereço de e-mail utilizou no seu registo, por favor contacte os nossos serviços através do nosso e-mail assinantes@jornaldeleiria.pt.

Para procurar palavras exactas utilize aspas. Ex: "Castelo de Leiria" "Jornal de Leiria"
Área restrita

A secção que pretende aceder é restrita a assinantes do Jornal de Leiria. Para se tornar assinante vá à área Assinatura.

Se já for assinante da edição impressa, pode registar-se na edição online, sem custos adicionais.

Caso já tenha um registo, efectue login.

Opinião

Voltar

16:55 - 21 Junho 2019
Etnografia e história

Etnografia e história

É certo que a cultura popular, objeto da etnografia, se caracteriza por um vasto anonimato, pela tradição oral mais do que pela escrita e por lentas mudanças.

A participação nas atividades do Centro do Património da Estremadura proporciona aos membros da sua Direção valiosas oportunidades de reflexão. Enquanto historiador, tendo a dar maior atenção ao devir do que à permanência.

Porém, é desta que se ocupa a recolha e revivificação de tradições populares, levada a cabo, entre outros agentes, pelas associações e ranchos folclóricos, com quem temos tido felizes ocasiões de conviver mais de perto, nomeadamente nos encontros “Falando de Etnografia”, organizados pelo CEPAE, em parceria com a Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura, nomeadamente nas sedes dos ranchos de Santa Catarina da Serra, Pombal e Alvorge.

Um dos aspetos mais referidos nestes encontros é o problema da genuinidade das reconstituições do traje, que nos pode levar longe em considerações.

Nestes casos, a genuinidade é medida pela memória daqueles de quem ainda nos lembramos – os nossos pais e avós.

É certo que a cultura popular, objeto da etnografia, se caracteriza por um vasto anonimato, pela tradição oral mais do que pela escrita e por lentas mudanças.

Não é de admirar que uma saia  

LER MAIS

Faça para ler a totalidade do artigo ou registe-se e aceda à versão integral deste texto





Os comentários são da exclusiva responsabilidade do utilizador