Economia

Xó Carago, a cerveja artesanal made in Maceira

19 out 2018 00:00

Há três variedades já disponíveis e a cerveja está no mercado há cerca de três semanas

xo-carago-a-cerveja-artesanal-made-in-maceira-9383
Raquel de Sousa Silva

“Silvais?? Xó Carago!” Foi assim que nasceu a marca da cerveja artesanal que está a ser fabricada na Maceira, Leiria, e que desde há três semanas marca presença em vários supermercados da região.

Mas vamos por partes. Em 2016, numa festa, um grupo de amigos provou uma cerveja artesanal feita por Filipe Sousa e logo ali percebeu que a mesma “tinha potencial” para ser comercializada.

Nelson Carlos era um desses amigos. Já na altura desejava abrir um negócio em parceria com o compadre Luís Alves. Viram aqui a oportunidade. A eles e a Filipe Sousa juntou-se Filipe Amaral e o projecto começou a ganhar forma.

Filipe Sousa manifestou então o desejo de que a cerveja a fabricar viesse a chamar-se Silvais. A reacção dos amigos foi de estranheza e o 'xó carago', expressão muito usada na zona da Maceira, surgiu naturalmente em resposta. E ficou como marca.

Os amigos avançaram então com a criação da sociedade Xó Fabrico e Comércio de Bebidas e com o processo de instalação de equipamentos para a produção da cerveja. Estimavam investir 50 mil euros, já gastaram 300 mil, contou Nelson Carlos ao JORNAL DE LEIRIA.

Vencida a burocracia e afinados os procedimentos, a primeira cerveja chegou ao mercado no Verão deste ano, com a marca Practice. Destinada exclusivamente ao segmento do golfe, está disponível apenas nos campos onde se pratica esta modalidade, numa parceria com a PGA.

A Xó chegaria uns meses depois. Há cerca de três semanas entrou em força no mercado, estando presente em vários lojas, restaurantes e supermercados Intermarché da região.

"Temos imensos pedidos para colocar o produto em estabelecimentos do Norte e do Sul do País, mas primeiro temos de assegurar que não falta nos locais onde já está a ser vendida”, diz Nelson Carlos, explicando que agora há que perceber qual a capacidade de reposição do produto no mercado. É que, para produzir nos padrões definidos pelos sócios – um mês de maturação – só se conseguem seis mil litros de cerveja por m

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ