Opinião

Why Portugal

22 nov 2018 00:00

A internacionalização tem sido esporádica, construída com peças soltas, o que este movimento pretende resolver.

A semana passada o quem é quem da música portuguesa encontrou-se em Leiria para debater exportação.

Por iniciativa da plataforma Why Portugal, juntaram-se cabeças e sentenças para resolver um “problema” que dura há décadas, sendo um pouco transversal à nossa cultura. Mas quer livros, vinhos, ou sapatos estão melhor encaminhados que a música.

Reunir este grupo é um bom sinal, mas também revela que o problema subsiste. Parece-me pacífico afirmar que qualquer ponto de partida é válido porque não existe continuidade em praticamente nenhum projecto português lá fora.

A internacionalização tem sido esporádica, construída com peças soltas, o que este movimento pretende resolver. Falaram-se de duas vias em especial.

Na minha opinião a agenda da Why PT privilegia o caminho institucional, suportado em rede por feiras/festivais de música, procurando envolver o Estado português. Algo que se confirma pelo destaque dado à visita da Ministra Graça Fonseca (Cultura).

A outra via parece-me ser a que os Moonspell seguiram. Percebo o porquê de muitas vezes termos sido o elefante na sala da internacionaliza

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ