Opinião

Vamos a isso!

9 jul 2016 00:00

Se eu ganhasse o euromilhões, com esses milhões, entre outras coisas, eu criaria um canal de televisão! Seria uma espécie de canal parasita. Porquê? Porque os seus programas se suportariam sempre nos programas emitidos pelos outros canais.

A finalidade seria motivar os espetadores a descobrirem as práticas utilizadas por esses e nesses canais, para manipular a forma como eles, os espetadores, observam a realidade, a entendem e sobre ela se posicionam. Por exemplo: na semana passada vi num canal uma jornalista a questionar, em Leiria, o Ministro da Saúde sobre o que se propunha fazer perante o suposto mau atendimento dos serviços públicos de saúde, no caso da rapariga que morreu com um enorme tumor na cabeça.

Ora, o que o Ministro veio fazer à nossa cidade – inaugurar o Serviço de Pneumologia e manifestar o seu reconhecimento pelas boas práticas do nosso Centro Hospitalar - foi completamente ignorado. Esta decisão, a de substituir uma notícia positiva pela evocação, pela “enésima” vez, de uma situação chocante, é apenas um exemplo que ilustra uma técnica clássica de manipulação: a utilização e exploração do aspeto emocional de uma notícia, ainda por cima, repetida milhentas vezes, condiciona uma análise racional por parte do espetador, direciona o sentido da sua crítica e facilita, por exemplo, o instalar do medo, uma emoção primária que provoca no espetador uma resposta imediata, algo animalesca e muito pouco racional.

Ora, com tanta notícias caseiras de rixas, roubos e mal entendidos, a passarem nos telejornais, no período de tempo em que a maioria da audiência está, geralmente, em situação de consumo de novidades, será aceitável formular a seguinte questão: a nós espectadores, quem nos quer pouco racionais, a quem servirá tal coisa!?

Se eu ganhasse o euromilhões, criaria também um colégio (claro, sem contrato de associação). Imporia que nesse meu colégio apenas dessem aulas os professores que, independentemente da disciplina que ministrassem, tivessem como uma das suas inteligências mais desenvolvidas, a inteligência interpessoal. Porquê? Porque só esses professores teriam habilidade para compreender e responder adequadamente aos temperamentos, motivações e desejos dos seus alunos. Porque só esses professores, através da perceção das necessidades de cada criança ou jovem, conseguem (está mais do que provado) seduzir os seus alunos para a aprendizagem da Matemática, das Línguas, das Artes, das Ciências, de qualquer matéria. Certamente que só esses professores, devido ao respeito que sentem pelos seus alunos, os ajudariam a crescer e a tornarem-se cidadãos livres, seres não manipuláveis. Só esses professores conseguiriam, intensionalmente, pegar, por exemplo, num dos programas da minha televisão e transformá-lo numa ferramenta didática e pedagógica…

Mas oh, bolas! Como não ganhei o euromilhões, hoje vou ficar-me por tentar descobrir a estratégia utilizada, pela TVI, no “Jornal das 8”, para me tentar manipular! Do Google já retirei as 10 Estratégias de manipulação mediática de Chomsky. Vamos a isso…