Viver

Três mil pessoas celebraram fundador do escutismo e bateram recorde

23 fev 2017 00:00

A vila de Caxarias, Ourém, foi o palco escolhido para celebração deste ano do Dia de Baden-Powell, ou B.-P. Como é conhecido entre os escuteiros. Esta actividade regional dos discípulos do general inglês que, no século passado, criou o movimento

tres-mil-pessoas-celebraram-fundador-do-escutismo-e-bateram-recorde-5989

Dizem que, perto do final da sua longa vida de 84 anos, B.-P. continuava a usar calções todos os dias e dormia, sempre que podia ou o deixavam, no alpendre de sua casa, onde podia desfrutar do ar livre e fresco.

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, ou B.-P., nasceu a 22 de Fevereiro de 1857 e, este ano, por uma questão de conveniência, o seu dia foi celebrado no domingo, dia 19.

Com esta grande festa, a população da pequena vila do concelho de Ourém mais do que duplicou com a presença de cerca de 2100 escuteiros e dirigentes adultos, aos quais se juntaram mais de 600 pais e representantes de entidades e autarquias vindas de várias partes do distrito.

Festa foi a palavra que melhor resumiu o dia, que se realizou sob o lema Em Festa com B.-P.

O dia acabaria por ser especial não apenas por marcar mais um aniversário de B.-P. ou por se tentar bater o recorde do maior salame do Mundo, mas porque os participantes se juntaram para comemorar não uma, mas quatro grandes festas: o 160.º aniversário do nascimento do fundador e líder do movimento juvenil que tem como objectivo o crescimento integral, físico e psicológico, dos jovens;

O centenário das “Aparições” da virgem em Fátima; o Acampamento Nacional do CNE, no Verão deste ano e que juntará em Agosto, em Idanha-a-Nova, cerca de 20 mil escuteiros de todo o País - destes irão mais de 1500 da região de Leiria -; e o aniversário de vários agrupamentos de escuteiros da região, entre os quais o 1078, de Caxarias, anfitrião das comemorações, que celebra este ano as Bodas de Prata.

Mas passemos ao relato do dia. Os escuteiros começaram a chegar pouco antes das 9 horas para participarem na missa presidida pelo bispo diocesano, D. António Marto, no pavilhão gimnodesportivo local.

Foi o momento mais participado do dia, estimando-se a presença de cerca de três mil pessoas no local, uma vez que a comunidade local se juntou para participar e ajudar. No final da eucaristia, houve lugar para agradecer à Junta de Freguesia de Caxarias e à Câmara de Ourém o apoio e colaboração prestados ao Corpo Nacional de Escutas ao longo dos anos.

Além disso, por todo o trabalho desenvolvido na fundação do Agrupamento de Escuteiros de Caxarias foi ainda entregue um diploma de mérito ao padre Manuel Ferreira, antigo pároco local, que apesar dos seus 90 anos fez questão de marcar presença.

Por volta das 11:30 horas deu-se início às dinâmicas e aos jogos espalhados pela vila, nos quais todos os escuteiros e cerca de duas centenas de pais e membros da comunidade local partilharam pela primeira vez as actividades lúdicas com os seus educandos, embora em equipas separadas.

Oficinas de construção de objectos, nós e amarrações, execução de desenhos e cartazes, fóruns e mesas redondas sobre diversos temas, música, teatro, animação, entre outros, foram os desafios apresentados. Noutros locais de Caxarias, havia quatro postos/cozinhas que serviram para os participantes cozinharem partes de um salame de chocolate gigante. O objectivo final era bater mais um recorde do Livro do Guiness dos Recordes. Houve ainda uma proposta de um jogo ambiental que ajudou a medir a “pegada ecológica” dos escuteiros presentes na vila ao longo do dia. Com o sol a pôr-se, tinham sido recolhidos mais de 170 quilogramas de material para reciclar.



Alegria e fazer o bem sem olhar a quem
Como seria de esperar, estas actividades encheram as ruas de Caxarias com o já habitual bruá e espírito alegre e dinâmico dos escuteiros em acção. Na hora do encerramento, o chefe regional de Leiria, Pedro Ascenso, confessavase satisfeito e admitia que “mais uma vez esta actividade superou todas as nossas expectativas, com a participação da quase totalidade do efectivo da região”.

O domingo de sol e o bom tempo ajudaram à festa, provocando uma boa adesão dos participantes às actividades propostas. Na vila estiveram também presentes elementos da equipa nacional de dirigentes do Corpo Nacional de Escutas, liderados por Ricardo Matos, que se mostrou agradado por ver “uma grande mancha de escuteiros, naquele grande pavilhão de Caxarias”.

A maioria dos participantes foram os Lobitos (6-10 anos) e Exploradores (10-14 anos), o que, para a chefia nacional, é um sinal que “o futuro da região de Leiria está assegurado”.

Ricardo Matos sublinhou ainda que os escuteiros formam “um grande exército de bem e de paz, que só é possível manter graças aos pais e amigos que estão sempre presentes e a dar o seu apoio”.

O dirigente pediu ainda aos presentes que “nunca se esqueçam de seguir o exemplo de B.-P.”, reforçando a ideia de que foi por ele e graças a ele que todos estiveram ali reunidos.

Recorde do Guiness de salame gigante
Neste momento, muitos de vós devem estar a perguntar foi mesmo gigante. Na verdade, os escuteiros propuseramse a bater o recorde mundial de Maior Salame de Chocolate do mundo e talvez do Universo conhecido.

O anterior (e ainda actual) recorde tinha sido batido em Cavalese, Itália, em Setembro de 2013, com 76,20 metros. Os escuteiros de Leiria apontaram para um bolo com 100 metros. Ao longo da tarde, os mais de 2100 escuteiros passaram por cozinhas onde se preparavam partes de salame, e juntaram ao todo 108 quilogramas de bolacha, 68 de chocolate em pó, 54 de açúcar, 54 de margarina, 540 ovos, e envolveram tudo em quase 300 metros de papel vegetal.

E conseguiram bater o recorde? Claro que sim! Os escuteiros de Leiria concretizam tudo o que metem na cabeça. Ultrapassaram as expectativas e criaram 108,70 metros de salame. No final, foram cantados os parabéns, e o bolo foi partido e repartido. Ainda sobraram alguns metros. Resta esperar pela resposta dos peritos do Guiness, para validar o resultado. 
 

Movimento
O que é o Corpo Nacional de Escutas?
O Corpo Nacional de Escutas (CNE) foi fundado em 27 de Maio de 1923 e é a maior associação de juventude em Portugal, com cerca de 72 mil jovens, distribuídos por cerca de 1030 agrupamentos, em todas as regiões do País.

É uma associação de educação não-formal, com ligações à Igreja Católica, embora não esteja inserida na sua estrutura, e cuja finalidade é a formação integral de crianças e jovens tornando-os em cidadãos activos, sempre com o apoio de adultos voluntários.

As actividades que são projectadas, desenvolvidas tendo por base o método do projecto concebido por Baden-Powell e o trabalho em equipa, procura que os escuteiros trabalhem as seguintes áreas de desenvolvimento: carácter, afectiva, intelectual, física, social e espiritual.

Numa perspectiva educativa, coloca-se o enfoque nos jovens, promovendo junto destes o sentido de pertença a um movimento à escala mundial para que possam desenvolver uma postura e consciência de cidadão global, conhecedor do seu lugar no mundo, potenciando o conhecimento de diferentes culturas, tradições, religiões e espiritualidades e explorando dimensões educativas adicionais capazes de contribuir para o seu desenvolvimento integral.

Após a fundação do CNE, em 1923, o escutismo começou a dar os primeiros passos em Leiria com a criação do Grupo n.º 14, junto à Sé, em 1925. Foi oficializado no ano seguinte, tendo participado com um grupo de 30 rapazes no I Acampamento Nacional, realizado no Campo Militar de Aljubarrota.

Pouco tempo depois surgia a Alcateia n.º 7, também na Sé. Em 1938, realizava-se o VI Acampamento Nacional na Quinta de São Venâncio, que teve algum impacto no movimento escutista da cidade, mas em 1940 os dois grupos eram dados como extintos.

Por volta de 1950, José Galamba de Oliveira, que havia estado ligado ao Grupo n.º 14, dinamizou um grupo de pessoas, a que chamou “Patrulha de Estudos Águia”, para fazer formação para chefes, em Braga. Voltados a Leiria, e após algumas dificuldades, surgia o Clã n.º 1 - Agrupamento 35, com sede no Seminário, e cujos elementos eram seminaristas.

O grande salto deu-se a partir do final dos anos 80 e durante a década de 90, contando a região de Leiria nos dias de hoje um total de 34 Agrupamentos, e um efectivo total de cerca de 2700 elementos.

DEPOIMENTOS

Vim com os amigos da minha
equipa para celebrar o dia do
Fundador. Fizemos jogos pela
vila, com nós, uma pirâmide
que nos envolve no
acampamento nacional, e
gostei muito de fazer o
salame porque poder bater
um recorde é uma coisa que
dá alguma “pica” aos
escuteiros.

Melani
Rodrigues, 17
anos - Souto
da Carpalhosa

Este ano foi diferente, sem competição, fizemos
actividades e jogos variados com dinâmicas para
construir objectos e partilhar experiências, e é
muito interessante porque não se foca tanto nos
objectivos do nosso sistema de progresso. Entrei
para os escuteiros porque sempre achei que era
uma maneira de ganhar autonomia, de crescer e
evoluir, de aprender coisas novas num contexto
diferente.

Micaela
Francisco, 19
anos -
Bidoeira de
Cima​

 

Vim aqui com muito gosto para
celebrar o Dia de B.-P. Fiz uma
pirâmide, um jogo de partilha, e
o salame que gostei muito,
porque achei engraçado
misturar a manteiga e o açúcar e
os ovos com as mãos. É
muito importante para mim
porque ajuda-me a ser educado,
a não me portar mal, a fazer as
coisas como deve ser e aprender
muitas coisas divertidas.
Adélio Neves,
9 anos - Nsa. Sra. das
Mis., Ourém


Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.