Sociedade

Transporte a pedido já funciona em Ourém

2 mar 2016 00:00

Serviço é prestado por táxis e pretende reforçar a rede de transportes públicos existentes no concelho.

transporte-a-pedido-ja-funciona-em-ourem-3237

O serviço Transporte a pedido já está a funcionar no concelho de Ourém. Nesta fase, são disponibilizados 13 circuitos, para servir as freguesias mais rurais, nomeadamente, as ligações entre as povoações e as unidades de saúde e os mercados de Ourém e da Freixianda.

Para usufruir do Transporte a pedido, é necessário fazer uma reserva até às 15 horas do dia anterior à viagem, através de um número gratuito (800 209 226). “Na dia e hora marcada pelo passageiro, o transporte aparece na paragem pré- -determinada”, explica um comunicado da câmara, frisando que esta oferta “não vem substituir nenhum serviço de transporte em funcionamento, mas apenas complementar” a rede existente.

O Transporte a pedido é realizado, actualmente, por táxis identificados com um dístico próprio, com as tarifas a variarem entre 1,60 e 5,10 euros por viagem. Quando o táxi leva apenas uma pessoa, cabe o município pagar a diferença. Um défice que a autarquia assume “na expectativa de que é um investimento e que, no médio prazo, será uma rotina, que todos os táxis levarão quatro pessoas e que, do ponto de vista económico-financeiro o serviço estará equilibrado”.