Sociedade

Taxa de incidência da tuberculose no Centro é a mais baixa do País

15 mar 2018 00:00

Segundo dados preliminares, em 2017 houve quatro casos no Pinhal Litoral.

taxa-de-incidencia-da-tuberculose-no-centro-e-a-mais-baixa-do-pais-8339
Maria Anabela Silva

A região Centro tem a taxa de incidência de tuberculose mais baixa da região Centro. Em 2016, na área abrangida pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), onde se inclui parte do distrito de Leiria, foram registados 8,5 casos por cem mil habitantes, quando em Portugal Continental essa taxa chegou aos 16,5.

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Pinhal Litoral, que compreende os concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós, acompanha a tendência da região Centro.

Segundo informações do Departamento de Saúde Pública da ARSC, cedidos ao JORNAL DE LEIRIA a propósito do Dia Mundial da Tuberculose que se assinala no próximo dia 24, entre 2013 e 2015, a taxa de incidência naquele ACeS “decresceu fortemente”.

Em 2016 observaram-se mais dois casos, o que, no entanto, “representa uma flutuação característica da dinâmica das doenças infecto-contagiosas e, particularmente, da tuberculose”.

Os dados referentes a 2017, ainda preliminares, apontam para o surgimento de mais quatro casos no ACeS do Pinhal Litoral. Contudo, aquele Departamento de Saúde Pública frisa que “até à consolidação dos dados, que ocorre no fim do primeiro trimestre do ano seguinte (2018) este valor pode ser revisto em baixa, por haver casos em investigação que podem não vir a confirmar-se, ou em alta, por poderem ainda a ocorrer novos caso

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ