Desporto

A Taça dos Campeões agora e um Europeu a breve trecho

26 mai 2016 00:00

A Juventude Vidigalense organiza, este sábado, o grupo B da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Seniores, em atletismo.

a-taca-dos-campeoes-agora-e-um-europeu-a-breve-trecho-4207

Depois de cinco Taças dos Clubes Campeões Europeus de Juniores, de duas dezenas de edições do Torneio Internacional de Lançamentos e de duas Taças da Europa de Lançamentos, um novo desafio surge para atestar a capacidade organizativa da Juventude Vidigalense.

O clube de Leiria será o responsável pela realização da Taça dos Clubes Campeões Europeus de atletismo, mas de seniores. A prova vai ter lugar este sábado, das nove às 19 horas, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa e no Centro Nacional de Lançamentos.

Tatiana Fernandes está confiante. A presidente da Juventude Vidigalense sabe que a máquina está “a funcionar na perfeição” e consciente que, no clube, todos têm perfeita noção do que têm de fazer para que seja mais um evento memorável.

A prova é em tudo semelhante à homónima dedicada aos juniores, mas a European Athletics acrescenta mais algumas exigências, já que se trata de uma competição de seniores, ao nível da hotelaria, do controlo anti-doping e até da segurança, com necessidade de reforço suplementar pela presença de uma equipa israelita.

Em Leiria será disputado o grupo B, uma espécie de 2.ª Divisão, mas que contará com a presença de equipas de vários países que são referências da modalidade, como a Grã-Bretanha, a Alemanha, a Holanda ou a Bélgica.

De resto, estarão a competir em Leiria nada menos do que 329 atletas de onze distintas nações. Apresentam-se dez equipas masculinas e seis femininas. As duas primeiras de cada género irão competir no grupo A em 2017. Todas as comitivas, num número superior a 500 pessoas, irão ficar instaladas no parque hoteleiro da cidade.

Esta prova será mais um teste, mas Tatiana Fernandes não esconde que sonha com “outros voos em termos organizativos”, como a organização dos grupos A de juniores e seniores.

“Depois, passando no teste, o desafio seria sempre agregar sinergias entre estruturas federativas, município e instâncias superiores para uma candidatura de competições como um Europeu de juniores ou de esperanças.”

Jorge Vieira, presidente federativo, deixa elogios. “Quem me dera que o exemplo de Leiria pudesse ser clonado em Lisboa, por exemplo. A associação distrital é inovadora e dinâmica, o estádio é o melhor do País e a Juventude Vidigalense é o clube em Portugal que mais tem ousado. Sei que a presidente já anda à coca de novas oportunidades.”

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.