Sociedade

Sofia Lisboa: "Tornei-me activista porque só conhecemos realmente uma situação quando nos acontece"

15 out 2017 00:00

Na Impressão Digital desta semana, a embaixadora do projecto Leiria Tem Saúde.

sofia-lisboa-tornei-me-activista-porque-so-conhecemos-realmente-uma-situacao-quando-nos-acontece-7296

Quem é que merece um bocadinho de respeito e não tem?
As pessoas com mobilidade reduzida ou qualquer tipo de deficiência.

A quem é que a Sofia nunca se importa de emprestar a voz?
A qualquer causa social, que vise ajudar quem precisa. E contra todo e qualquer caso de injustiça.

Como está a ser a vida de embaixadora? Muitos canapés?
Neste caso ser embaixadora é dar a cara a um projecto que "é a minha cara"! Depois de ter lutado contra a leucemia e continuar a lutar com os efeitos (e danos colaterais) decidi dedicar-me a promover a saúde.

Qual é exactamente o papel da embaixadora do projecto Leiria Tem Saúde?
É um projecto da Câmara e parceiros no qual eu sou voluntária fazendo a ligação entre ambos e ajudando a criar eventos e rastreios, para toda a população do concelho, de forma gratuita.

E Leiria? Tem saúde?
Penso que vai tendo cada vez mais, pelo menos há mais informação e como o Leiria Tem Saúde se desloca às freguesias permite que a população que não pode deslocar-se tenha acesso aos rastreios.

Que doença é mais urgente tratar na cidade?
Como em todas as cidades acho que devemos curar um pouco a falta de civismo, mas sobretudo a desinformação. As pessoas não estão preparadas para o que aí vem. Hoje em dia 1 em cada 3 pessoas tem cancro. Daqui a 10 anos vão ser 3 em cada 4. Não quero espalhar o pânico porque felizmente os profissionais de saúde no nosso País são dos melhores do mundo, e com certeza a maioria dos doentes vão sobreviver à doença, mas muita coisa tem de mudar...

Na rua ainda a reconhecem como a Sofia dos Silence 4?
Sim, às vezes, mas também como embaixadora do Leiria Tem Saúde. Digamos que há sempre a frase "a sua cara não me é estranha".

Também faz voluntariado na associação Colina do Castelo.
Ultimamente não tenho sido muito assídua, mas adoro. A Colina do Castelo ajuda famílias carenciadas e faz um trabalho fantástico. 

E dá palestras nas escolas.
Tem sido outra paixão. Falo um pouco de mim, dos Silence 4, do cancro, do meu livro, mas o grande objectivo, que é o lema das palestras, é "tratar o nosso corpo como um templo". Utilizo a linguagem deles sem apontar dedos nem com falsa moralidade mas explicando que perante as estatísticas ainda podemos tentar prevenir o cancro ou outras doenças. Por fim falo na importância de ser dador de sangue e medula e desmistifico os medos que todos eles têm e que não passam mesmo de mitos.

Tornou-se uma activista? 
Tornei-me activista porque só conhecemos realmente uma situação quando nos acontece a nós, mas apercebemo-nos que muitos já passaram e muitos vão ainda passar por isso. E se não falarmos aos que têm aquilo que chamo de ignorância abençoada, mas têm o poder de mudar leis e situações de injustiças, as coisas não vã

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ