Opinião

Sente dor de cabeça?

3 set 2016 00:00

Quem já não sentiu uma dor de cabeça que parece que não ter fim?

Dores de cabeça que acordam connosco e que não nos largam, que se vão agravando com as horas ou que aparecem no fim de um dia de trabalho e já não nos deixam desfrutar de momentos descontraídos, brincar com os filhos, ter um serão em família, nem fazer as mais simples tarefas como cozinhar, ler uma revista ou preparar a tal reunião importante do dia seguinte.

Dores de cabeça que surgem aparentemente sem razão e que já não nos deixam sorrir nem cumprir com as nossas obrigações… em que vamos deixando tudo para trás, o que só nos traz mais “dores de cabeça”.

Dores que geralmente ignoramos e que atribuímos sempre ao cansaço ou ao stress, deixando andar. Tomamos um comprimido que até pode controlar por alguns instantes mas sem sucesso mais definitivo.

Nem nos apercebemos que com isto passam semanas, meses e até anos das nossas vidas e achamos que essas dores já fazem parte de nós. Com isto nos adaptamos a uma realidade penosa e lá se vai a nossa qualidade de vida e a nossa capacidade de realmente viver.

Procuramos e tentamos de tudo e parece nada funcionar! E quanto mais tempo se demora a fazer um diagnóstico correcto, mais sofrimento existe.

Claro que existem muitas razões para a dor de cabeça e muitos tipos de dor de cabeça, mas devemos estar cada vez mais alerta para as associadas ao sistema orofacial, mais especificamente à articulação temporomandibular. Considerada como doença da modernidade, a Disfunção Temporomandibular (DTM) é actualmente crescente na nossa sociedade, pelo próprio modo de vida agitado, pressão, stress e exigências cada vez mais fortes. Surgem, assim, dores de cabeça associadas a DTM e dor orofacial.

*Especialista em Medicina Dentária

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo