Sociedade

Segurança Social dá ‘alta’ a 2494 pessoas com baixa médica

19 jan 2017 00:00

Inspecção avaliou 7642 utentes com subsídio por doença

seguranca-social-da-alta-a-2494-pessoas-com-baixa-medica-5767

Dos 7.642 beneficiários sujeitos a verificação médica pelo Serviço de Verificação de Incapacidades Temporárias (SVIT), de um universo de 23.717 utentes, cerca de 33% (2.494) foram considerados aptos para o trabalho no distrito de Leiria, segundo dados enviados ao JORNAL DE LEIRIA pela Segurança Social (SS).

“No âmbito do SVIT, quando um beneficiário se considera apto para o trabalho o pagamento do subsídio de doença é suspenso. Contudo, o beneficiário pode requerer uma reavaliação, nos termos da qual a suspensão pode ser levantada (caso haja alteração da decisão) ou cessado o subsídio (caso a decisão se mantenha)”, esclarece a Segurança Social.

Este organismo explica que, em 2016, para além do processo regular de convocatórias da SVIT, foi desenvolvida uma medida extraordinária no âmbito do Plano de Combate à Fraude e Evasão Contributiva e Prestacional que decorreu a partir de 18 de Julho, com especial atenção para os beneficiários com 40 ou mais dias de subsídio por doença sem verificações a SVIT e beneficiários com baixa médica que não eram submetidos a verificação a SVIT há 60 ou mais dias.