Sociedade

Secundária Domingos Sequeira comemora hoje o Dia Internacional da Felicidade

20 mar 2017 00:00

MUITA FELICIDADE, não apenas no dia 20 de Março.

secundaria-domingos-sequeira-comemora-hoje-o-dia-internacional-da-felicidade-6128

"Com um pequeno gesto, faça alguém feliz!" foi o desafio lançado pelo Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, em Leiria, em colaboração com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa. 

Após a realização de um acto de generosidade em prol de alguém, sugere-se a participação numa pequena investigação, acedendo à página do agrupamento ou da Escola Secundária de Domingos Sequeira (https://www.aedsequeira.com ou http://www.esds.edu.pt), a fim de preencher um pequeno questionário, desafiam ainda as responsáveis Conceição Fernandes, professora, e Cristina Marques, psicóloga.  

O evento enquadra-se num conjunto de acções públicas e educativas para a tomada de consciência que "a busca da felicidade é um objectivo humano fundamental", conforme preconiza a ONU (Organização das Nações Unidas).  

“Pretende-se, assim, sensibilizar os alunos e a população em geral para a importância que o investimento nas relações interpessoais tem para a promoção da felicidade e do bem-estar. Efectivamente, os estudos indicam que os bens relacionais são mais importantes para uma vida com sentido do que os bens materiais.” 

A ideia inicial desta actividade partiu de algumas alunas do ensino secundário, que frequentam as sessões de Humanosofia e consistia em colocar cartas com mensagens positivas nas habitações da cidade de Leiria.  

Com o convite endereçado pelos professores Helena Marujo e Luís Miguel Neto, docentes da pós-graduação de Psicologia Positiva Aplicada, do ISCSP, surgiu o pretexto para concretizar a proposta das alunas e alargá-las a todo o agrupamento.  

Foram estabelecidas parcerias com a Câmara Municipal de Leiria e as Uniões das Freguesias de Leiria, Pousos Barreira e Cortes e das de Parceiros e Azoia, ficando a cargo destas a divulgação da ação junto dos trabalhadores da autarquia e dos munícipes. 

MUITA FELICIDADE, não apenas no dia 20 de Março, recomendam.