Sociedade

Salinas da Junqueira aliviam atmosfera de gases com efeito de estufa

3 ago 2017 00:00

Área integra turfeira, um ecossistema com capacidade de absorção de CO2.

salinas-da-junqueira-aliviam-atmosfera-de-gases-com-efeito-de-estufa-6928
Maria Anabela Silva

Durante décadas, foram dali retiradas toneladas de sal, que era distribuído por todo o País. Se com o declínio dessa exploração e posterior desactivação da extracção, as salinas da Junqueira perderam valor económico, a importância ambiental manteve-se.

Localizadas entre as povoações de Carreira e Sismaria, em território da União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira (Leiria), as salinas fazem parte de uma turfeira, um ecossistema raro das zonas húmidas, considerado sumidouro de gases com efeito de estufa devido às suas capacidades de absorção desses gases, nomeadamente de dióxido de carbono.

Característica que faz das turfeiras, como aquela onde se inserem as salinas da Junqueira, uma arma importante no combate às alterações climáticas. Isso mesmo é reconhecido num relatório do Programa de Ambiente das Nações Unidas, segundo o qual, além da redução das emissões de gases de efeito de estufa, é necessário potenciar a capacidade natural de absorção de carbono para lutar contra as alterações climáticas.

Ora, é aí que ecossistemas como as turfeiras têm um papel importante a desempenhar. “A salvaguarda e a restauração do carbono em três ecossistemas – florestas, turfeiras e sistemas agrícolas – pode, ao longo das próximas décadas, ser responsável pela absorção de 50 biliões de toneladas de emissões de carbono que de outro modo entrariam na atmosfera”, afirmou Adam Steiner, director executivo daquele programa das Nações Unidas, aquando da divulgação daquele relatório.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
SAIBA COMO