Desporto

Sabe aquele rapaz que anda sempre a correr por Leiria? É o Nataniel

15 jan 2016 00:00

Nasceu em Cabo Verde, jogou futsal e apenas há cinco anos começou a dedicar-se ao atletismo.

sabe-aquele-rapaz-que-anda-sempre-a-correr-por-leiria-e-o-nataniel-2842

Faça sol, chuva e até mesmo se nevasse, ele sai sempre, todos os dias. Calça as sapatilhas, veste os calções e corre, corre muito. Corre tanto, mas tanto, que já é uma figura popular na cidade de Leiria, não tanto pelos feitos que já alcançou – já lá vamos – mas sobretudo por ser visto em vários pontos da urbe, em grande velocidade, como se nos pés tivesse asas.

É, no fundo, uma daquelas pessoas que toda a gente sabe que existe, mas poucos sabem quem é, o que faz e por que razão corre. É isso que vos vamos contar.

Nataniel Lopes, Nata para os amigos, chegou a Leiria em 2002, proveniente da ilha de Santiago, em Cabo Verde. “Depois de concluir o ensino secundário na cidade da Praia fiquei um ano a trabalhar para juntar dinheiro e poder estudar em Leiria”, recorda.

Estudou e muito, pois o rapaz que passa por si a toda a bolina tem nada menos do que duas licenciaturas (Professor do Ensino Básico e Desporto e Bem-Estar) e um mestrado (Desporto e Saúde para Crianças e Jovens) no currículo.

Os primeiros tempos em Leiria foram difíceis. Os colegas de escola “faziam de tudo” para que se sentisse bem, mas o frio… “Em Cabo Verde não precisamos de roupa quente e, por isso, não a tinha. Cheguei a Leiria e foi um grande choque”, recorda Nataniel, que aterrou em Portugal em Outubro, mas um mês depois estava de volta ao arquipélago.

Os colegas de turma fizeram-lhe uma surpresa. “Nos intervalos nunca saía da sala de aula para ficar no quentinho. Resolveram comprar-me um bilhete para ir passar o Natal com os meus pais.” A intenção era já não voltar.

Mas voltou. Comprou roupa quente e acabou por ter uma adaptação “feliz” à cidade. Jogou futsal “muitos anos” no Instituto Politécnico de Leiria e no Telheiro, mas uma lesão deixou-o de fora durante mais de uma temporada.

Foi então que surgiu o atletismo, há não mais de cinco anos. Só quando ingressou na Juventude Vidigalense (JV) para fazer estágio curricular é que o técnico Paulo Reis o desafiou a tentar apostar na corrida.

Gostou. Depois de um início difícil, os resultados foram surpreendentes. “Fui fazendo as minhas provas de forma despercebida, lá pelo meio da tabela e aos poucos fui subindo.” Na época passada ganhou praticamente tudo o que havia para ganhar no distrito de Leiria. Só não venceu o Campeonato Distrital de Estrada.

Foi campeão distrital de 10.000 metros, 5.000 metros e 3.000 metros obstáculos ao ar livre, 3.000 metros em pista coberta, corta-mato curto, corta-mato longo. O ano de 2016 começou bem, venceu o corta-mato de Óbidos, mas perdeu o título distrital de corta-mato curto.

Hoje, com 34 anos, trabalha na JV, onde é uma espécie de faz-tudo. É administrativo, condutor de autocarro, atleta e treinador com um talento particular para trabalhar com crianças. “Tento fazer com que o atletismo seja uma actividade divertida, num ambiente saudável, com boa disposição, sem nunca esquecer a parte específica do treino.”

Antes de entrar no batente faz o primeiro treino do dia, logo pelas sete e meia. Depois, se se sentir cansado, faz o segundo treino mais para o final do dia, mas se se sentir bem faz logo à uma da tarde. As rua de Leiria e o percurso Polis são o seu ginásio.

E pronto, agora já sabe quem ele é. Quando o Nataniel passar na rua já lhe pode dizer: olá, campeão!