Economia

Roupa de cânhamo chega a Leiria

8 fev 2016 00:00

Fibras ecológicas já há séculos que são usadas para fazer cordas e para fins medicinais

roupa-de-canhamo-chega-a-leiria-3022
Daniela Franco Sousa

A partir do próximo mês, quando estiver na loja Eduardina, no centro histórico de Leiria, o cliente vai poder optar entre vestidos, saias, calções, camisolas, t-shirts e muitos outros artigos de vestuário, que têm em comum o facto de serem feitos em... cânhamo.

Isso mesmo. De acordo com Olívia Chibante, proprietária daquela loja da rua Barão de Viamonte (“Rua Direita”), a Eduardina foi convidada pela marca portuguesa hempact para comercializar artigos com esta insígnia.

Depois das lojas em Braga, Porto, Viseu, Lisboa e Açores, a partir de Março a marca estará representada na zona Centro a partir desta loja de Leiria. Trata-se de uma “insígnia nacional, que vende roupa biológica, que deriva de um produto natural”, razões pelas quais, apesar de ser ainda um artigo“ controverso”, Olívia Chibante não viu razões para não aceitar o desafio e vender roupa de feita de cânhamo.

De acordo com a proprietária da Eduardina, as plantas são produzidas na China com o único objectivo de serem transformadas em roupa. Chegado a Portugal, o cânhamo é enviado para uma fábrica em Vila do Conde, que faz a transformação em fibra e daí parte para a elaboração de roupa de todos os géneros.

A marca portuguesa hempact, desenvolvida por jovens designers do Norte, apresenta propostas de vestuário “interessantes” que, na opinião de Olívia Chibante, terão como público pessoas citadinas, dos 20 aos 40 anos que, acima de tudo, são preocupadas com a preservação do ambiente.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo