Opinião

Relações interpessoais e o associativismo

1 mai 2018 00:00

Com o boom gigantesco que as redes sociais têm tido nas nossas vidas, especialmente na última década, nota-se uma completa viragem na maneira como nos relacionamos com os outros.

Se temos Facebook, Messenger, Skype, Quora, entre outros, muito úteis, e que nos proporcionam uma maior facilidade de comunicação e interacção, por outro lado estamos a ficar cada vez mais dependentes dessas tecnologias, levando-nos a acomodarmo-nos às mesmas, preferindo, sem sair da nossa cadeira, ter esta conversa ou andar pelo mundo virtual, novamente sem sairmos do nosso habitat.

Tem-se perdido assim, a meu ver, algo que a mim é precioso: a capacidade e vontade de estarmos uns com os outros, de nos olharmos diretamente e transmitirmos a nossa energia emocional presencialmente, criando o que muitas vezes falta - o calor humano.

Um exemplo clamoroso disso mesmo é ver, por vezes, casais a uma mesa, a olhar cada um para o seu telemóvel em vez de se olharem nos olhos e conversarem. À custa da tecnologia, as nossas normas comportamentais têm-se alterado, provocando uma distância maior entre as pessoas.

É aqui que o associativismo tem um papel importante. A política de voluntariado sustentável e inovação social da ***Asteriscos contribui, com um conjunto de projectos, para mudar este cenário, atraindo as pessoas para um foco social e presencial, em que partilhamos experiências e interagimos entre todos. 

Essa partilha existe na alegria de estarmos todos juntos nas assembleias a discutir assuntos importantes, com humor e ideias; nas iniciativas dos Boardgamers Leiria, que promovem excelentes encontros entre as pessoas, estimulando a capacidade de convívio, com a ajuda dos jogos de tabuleiro – em particular nas visitas aos serviços de Pediatria e Psiquiatria do Hospital de Santo André; na integração multicultural das Danças de Segunda; nos debates apaixonantes do Paradoxo, entre outros. 

O voluntariado sustentável e activo é um excelente método para melhorarmos as nossas capacidades de relação interpessoal, visto que, em cada momento, aprendemos uma melhor forma de estar com o outro.  


*Asterisco e membro dos projectos Boardgamers de Leiria