Sociedade

Reitor do Santuário garante que Fátima é o maior destino de turismo religioso

26 fev 2016 00:00

Workshop Internacional de Turismo Religioso juntou 115 operadores de todo o mundo.

reitor-do-santuario-garante-que-fatima-e-o-maior-destino-de-turismo-religioso-3194

"Fátima é o maior destino de turismo religioso" e que atrai turistas para outros polos da região Centro. As palavras são do reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, à margem do Workshop Internacional de Turismo Religioso, que decorre hoje em Fátima.

O reitor do Santuário refutou ainda que Fátima monopolize o turismo. "A verdade é que quem procura Fátima procura também outros polos de atracção turística na região Centro. Muitos dos peregrinos de Fátima são depois turistas na Batalha, Alcobaça, Tomar e daí por diante. Fátima não monopoliza no sentido de que não retira visitantes de outros centros de atracção turística. Creio que os potencia", frisou.

Segundo o padre Carlos Cabecinhas, esta iniciativa "tendente a promover o turismo religioso" é "particularmente significativa", pois "acaba por servir para levar o nome de Fátima mais longe".

"E, neste contexto de celebração festivo do centenário, este conjunto de iniciativas acaba por nos dizer o quanto Fátima pode ser importante em termos de divulgação mundial como destino turístico", acrescentou o padre Carlos Cabecinhas, considerando que Fátima apresenta-se hoje com um rosto "renovado".

"Não diria que envelheceu ao longo de 100 anos, mas que rejuvenesceu", frisou.

O número de peregrinos estrangeiros tem aumentado em Fátima: "Diria que da Ásia tem sido um crescimento percentual significativo, não em números absolutos. O maior crescimento verifica-se noutros âmbitos. Estou a pensar em Espanha, que continua a crescer, na Polónia, que tem aumentado o número de peregrinos presentes em Fátima", informou ainda o reitor.