Sociedade

Reforçadas medidas de segurança no IC8 com colocação de pinos

14 nov 2018 00:00

Intervenção no Louriçal, Pombal

reforcadas-medidas-de-seguranca-no-ic8-com-colocacao-de-pinos-9473

 A Infraestruturas de Portugal (IP) está a proceder ao reforço das medidas de segurança no IC8, na zona do Louriçal, em Pombal, onde este ano já morreram oito pessoas.

A intervenção contempla a colocação de balizas rebatíveis (pinos), “intercaladas como marcadores”, assim como a aplicação de linha dupla contínua ao longo do eixo. Serão também instalados dois painéis informativos com indicação da distância até a uma zona de ultrapassagem.

Em comunicado, a IP explica que o objectivo da intervenção - que abrange o troço entre os quilómetros 33,7 e 35,8 - é “impedir as ultrapassagens contendo o veículo na sua via, bem como aumentar a visibilidade e legibilidade da estrada e consequente redução de falhas no comportamento dos condutores”.

Naquela nota de imprensa, a IP revela ainda que as inspecções realizadas na sequência dos acidentes graves registados este ano no IC8 apontam para que os sinistros “não esteja relacionados com qualquer deficiência ou debilidade” da estrada, “mas sim por causas eventualmente imputáveis aos utilizadores, nomeadamente em manobras de ultrapassagem e velocidades praticadas não adequadas para aquele local”.

Para o presidente da Câmara de Pombal, a intervenção agora anunciada é “um passo positivo para aumentar os níveis de segurança daquele troço”.

Citado por um comunicado da Autarquia, Diogo Mateus lembra que esta comunicação é “ uma reacção ao pedido que o Município tinha formalizado há quase dois meses, para que se procedessem às melhorias das marcações longitudinais no IC8”, na sequência de uma sucessão de acidentes com vitimas mortais naquela zona do itinerário complementar.