Economia

Recursos humanos, um departamento com muito futuro nas empresas

22 jun 2016 00:00

Para avaliar colaboradores, formar e antecipar necessidades das organizações

recursos-humanos-um-departamento-com-muito-futuro-nas-empresas-4413
Daniela Franco Sousa

Que o marketing e as telecomunicações se afiguram como áreas de grande futuro, geradoras de muitos empregados, poucos terão dúvidas se atenderem à velocidade a que se desenvolvem novas tecnologias que, claro está, é preciso saber promover e vender.

Menos evidente será o crescimento esperado por parte de outros departamentos, como é o caso dos recursos humanos e que, segundo a revista Visão, está entre os sectores que mais empregos irá criar no futuro (ver caixa).

Ouvida pelo JORNAL DE LEIRIA, Carla Ferreira, directora-geral da Factor H, empresa de consultoria, explica que nesta região, e por exemplo no sector dos moldes, a maioria das empresas foi constituída quando ainda havia pouca informação disponível e muito pouco se falava sobre a necessidade de promover a formação de recursos humanos.

Presentemente, e fruto do enorme desenvolvimento tecnológico, aplicado também à produção industrial, as empresas vêem-se forçadas a apostar em recursos humanos cada vez mais qualificados e para os quais o mercado nem sempre tem oferta disponível.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo