Sociedade

Receita da madeira ardida em todas as matas nacionais pode afinal chegar aos 35 milhões de euros

23 jan 2018 00:00

Pinhal de Leiria fornece 40% da madeira que vai ser colocada à venda pelo Estado.

receita-da-madeira-ardida-em-todas-as-matas-nacionais-pode-afinal-chegar-aos-35-milhoes-de-euros-8004

O presidente do ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas disse ontem na Marinha Grande que a madeira ardida que o Estado vai alienar em hasta pública, proveniente de todas as matas nacionais litorais, vale aproximadamente 35 milhões de euros, ao custo médio de serração e trituração.

Rogério Rodrigues avisa, no entanto, que estes "são valores relativos porque só o mercado irá trazer os verdadeiros valores", nos leilões a realizar nos próximos seis meses. 

"Não posso afirmar que seja esse valor ou outro, porque só o mercado vai determinar nos processos de alienação a aquisição ou não ao preço justo e podem inclusivamente ser preços superiores ao preço base", explica o presidente do ICNF.

Ontem, o Jornal de Notícias avançou que a madeira ardida nas várias matas nacionais, numa primeira fase, ia render milhão e meio de euros ao Estado, mas Rogério Rodrigues confirma assim que o valor a obter na alienação pública, considerados todos os leilões, será muito superior.

Nas sete matas nacionais litorais, há 1,7 milhões de toneladas de madeira ardida que vão agora ser colocadas à venda em hasta pública, das quais 1,1 milhões para serração e 600 mil para trituração.

40% da madeira ardida que o Estado vai alienar é proveniente do Pinhal de Leiria: 530 mil toneladas para serração (a madeira de melhor qualidade) e 140 mil para trituração (com diâmetro inferior a 20 centímetros).