Sociedade

Quinta do Alçada: três religiões em diálogo pela primeira vez

8 mar 2019 00:00

Católicos, evangélicos e muçulmanos vão trabalhar em conjunto.

quinta-do-alcada-tres-religioes-em-dialogo-pela-primeira-vez-9984

Na Quinta do Alçada, as diferentes religiões estão à procura de estabelecer pontes para o diálogo. No bairro está localizada a mesquita de Leiria, a uma curta caminhada dos lugares de culto da Igreja Católica e da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Quinta do Alçada: os dias de todas as cores no bairro que é um caldeirão de culturas

O imã Abbas Botão, o padre Rui Ribeiro e o pastor Bruno Malheiro reuniram-se oficialmente pela primeira vez em Fevereiro, depois de um encontro exploratório em Dezembro. “E para já o que definimos foi em termos sociais tentar encontrar um projecto em que possamos trabalhar em conjunto sem ferir as susceptibilidades de cada um”, explica o sacerdote da diocese de Leiria-Fátima na paróquia de Marrazes. “Um primeiro passo”, diz Rui Ribeiro, nomeado em 2016. “Neste momento, já nos encontramos, já falamos, já nos conhecemos, já temos algum caminho feito”.

Ao JORNAL DE LEIRIA, o imã Abbas Botão confirma a vontade de “trabalhar em conjunto para apoio aos necessitados”, sejam muçulmanos ou não muçulmanos, numa iniciativa que considera “muitíssimo importante”, pela mensagem que envia. “Indica amizade, paz” e contribui para mudar mentalidades, salienta o guia espiritual da comunidade islâmica radicada nos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Batalha e Ourém, entre outros, que inclui imigrantes de Marrocos e do Uzbequistão, da Síria, Jordânia, Paquistão, Guiné-Bissau, Egipto e Moçambique, por exemplo.

Na mesquita da Quinta do Alçada, quase 30 crianças frequentam as aulas de iniciação ao Corão em &aac

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ