Sociedade

Quem disse que a cozinha de hotel não ganha prémios?

7 jan 2017 00:00

O final de 2016 trouxe nova distinção para o restaurante Sentidos: diploma de prata no concurso Revolta do Bacalhau.

quem-disse-que-a-cozinha-de-hotel-nao-ganha-premios-5691

É a terceira vez que o restaurante Sentidos recebe um prémio de âmbito nacional, e sempre com a chef Rita de Oliveira aos comandos. Depois da medalha de bronze no concurso Vinhos Verdes e Gastronomia, e da medalha de prata no concurso Gastronomia com Vinho do Porto, o final de 2016 trouxe nova distinção: diploma de prata na iniciativa Revolta do Bacalhau. O júri constituído pelos conhecidos Vítor Sobral, Vítor Esteves e Hélio Loureiro não resistiu aos encantos de um puré cremoso de amêndoa com bacalhau da Noruega, acompanhado por legumes da região de Cister. 

O restaurante fica no Your Hotel & Spa Alcobaça, em Fervença. Da união elegante entre a pedra e a madeira nasce um espaço acolhedor, que dá prioridade ao receituário "gourmet focado na cozinha moderna", explica a directora do restaurante, Carolina Silvério. O ambiente "calmo" e "formal", animado por um serviço "diferenciado e personalizado", descreve a responsável, justifica o preço médio da refeição: 25 euros por pessoa. A alternativa são os chamados almoços executivos, que custam 10 euros de segunda a sexta-feira e 12 euros nos fins-de-semana – incluem couvert, sopa, prato, sobremesa, bebida e café.

Em 2017, a ementa do Sentidos promete prolongar o casamento entre "sabores tradicionais" e "novas tendências da alimentação", antecipa Rita de Oliveira. Garante a chef formada na Escola Profissional de Leiria que a carta, apesar de renovada e actualizada, vai continuar a "valorizar os produtos da região", como os hortícolas, o pescado e os doces conventuais. Por ali, os mais assíduos já se habituaram a apreciar o bacalhau com grelos e batata doce, o aveludado de aves e o pão-de-ló de Alfeizerão, entre outras iguarias.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.