Opinião

Que país é este?

6 dez 2018 00:00

À boa maneira portuguesa, parece que a culpa irá morrer solteira, apesar de estar identificado o risco desta estrada há vários anos, quer pelos serviços regionais da respectiva tutela quer pela Câmara Municipal.

Num momento em que nos aproximamos do final de ano, fomos confrontados com mais uma tragédia em Portugal: o desabamento de uma estrada municipal em Borba, arrastando viaturas para dentro de pedreiras levando à morte de quatro pessoas.

E perante este cenário, onde até se construiu uma via alternativa para evitar a perigosidade da ligação entre Vila Viçosa e Borba, com escassos quilómetros, hoje a pergunta que mais se faz é: como foi possível? Mas para ter sido possível, a interrogação seguinte é: quem é responsável por estas mortes?

À boa maneira portuguesa, parece que a culpa irá morrer solteira, apesar de estar identificado o risco desta estrada há vários anos, quer pelos serviços regionais da respectiva tutela quer pela Câmara Municipal, sendo que ninguém parece querer assumir as devidas responsabilidades!

Mesmo sabendo que esta estrada foi transferida do Estado central para a Autarquia Local há mais de 10 anos, mas onde, seguramente, a perigosidade já era uma evidência, faltou, com toda a certeza, a transferência de meios financeiros para que a Autarquia conseguisse fazer uma intervenção com impacto relevante!

Neste espaço já alertei para o processo de descentralização de competências, onde ainda não se conhecem os envelopes financeiros subjacentes às transferências do Estado central para as Autarquias! 

Em Monchique ainda se espera p

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ