Sociedade

PSD exige voos comerciais em Monte Real. E dá o avião do Papa como argumento

11 mai 2017 00:00

Candidato apela à população para se manifestar.

psd-exige-voos-comerciais-em-monte-real-e-da-o-aviao-do-papa-como-argumento-6426
É um apelo à população: que se manifeste na chegada do Papa Francisco a Monte Real, a 12 e 13 de Maio. Se a base aérea (BA5) vai receber o avião que transporta o chefe da Igreja Católica, também pode acolher outros passageiros com regularidade, defendem os candidatos do PSD às câmaras de Leiria e Coimbra. Fernando Costa e Jaime Ramos assinaram na terça-feira, 9, um memorando de entendimento em que se comprometem a trabalhar pela abertura da infraestrutura militar a voos civis. E acusam Raul Castro e Manuel Machado, actualmente no poder, de se calarem perante interesses de Lisboa e dos directórios partidários.
 
O candidato do PSD em Leiria, Fernando Costa, propõe o que chama de Portela + 2. Ou seja, o investimento em Monte Real, para servir toda a região centro, e por ser uma decisão do interesse nacional, sem prejuízo do Montijo, que o Governo já confirmou como futuro aeroporto de apoio à Portela. 
 
Questionado pelo Jornal de Leiria, Raul Castro contrapôs que "a seu tempo será reposta a verdade" sobre este dossiê. “É já um hábito os candidatos do PSD aparecerem a falar sobre Monte Real. Contudo, quando são Governo, rapidamente esquecem as promessas. Todos conhecem as diligências e esforços realizados pelo Município de Leiria", atira.
 
O investimento estimado pelos social-democratas para colocar a BA5 ao serviço de voos civis situa-se entre 20 a 25 milhões de euros. 
 
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.