Economia

Proximidade cultural pode facilitar negócios com América Latina

24 fev 2017 00:00

Fórum recebeu em Leiria representantes de nove países.

proximidade-cultural-pode-facilitar-negocios-com-america-latina-5991
Raquel de Sousa Silva

“Mercado importante”, a América Latina pode apresentar “reais oportunidades de cooperação” com Portugal, e nomeadamente com a nossa região, considera o presidente da Nerlei.

Sexta-feira passada, dia 17, durante o Fórum Empresarial Região de Leiria, Jorge Santos defendeu que “a proximidade cultural e linguística é um elemento facilitador das relações” e que existem “muitas e diversificadas” oportunidades de negócio naquela zona do globo.

“A América Latina tem apresentado crescimentos assinaláveis nos últimos anos”, disse por sua vez o presidente do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL).

Paulo Neves defendeu no evento que decorreu na Nerlei que aquela região apresenta “imensas oportunidades”  para o tecido empresarial português, porque tem estado muito dependente de um único mercado – Estados Unidos – e “precisa de diversificar”.

É, por isso, uma região “apropriada” para ser o alvo das exportações e do investimento das empresas portuguesas, mas também como origem de investimento estrangeiro para o nosso País.

Apesar do narcotráfico que caracteriza alguns países da América Latina, esta é uma região mais ou menos previsível, defendeu no evento Andrés Malamud. O especialista em assuntos latino-americanos lembrou que esta zona tem de diversificar os seus destinos  de exportação para além dos Estados Unidos e da China e que isso pode ser uma oportunidade para Portugal.  

Ideia transmitida também pelos representantes dos países presentes (Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai), que na sessão apresentaram os seus principais indicadores e oportunidades de negócio.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.