Sociedade

Protecção Civil envolve 560 operacionais nos dias 12 e 13 de Maio em Fátima para a visita do Papa

9 mar 2017 00:00

Operação arranca dia 5 de Maio e termina a 21 de Maio.

proteccao-civil-envolve-560-operacionais-nos-dias-12-e-13-de-maio-em-fatima-para-a-visita-do-papa-6081

O comandante Operacional Distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, Mário Silvestre, disse hoje que são esperados mais de 560 operacionais em Fátima aquando da visita do papa Francisco, a 12 e 13 de Maio.

Durante a sua intervenção no seminário que abriu o 5.º Workshop Internacional de Turismo Religioso, Mário Silvestre revelou que, apesar de o número ainda não estar totalmente definido, a expectativa é que estejam presentes em Fátima, nos dias 12 e 13 de Maio, "565 operacionais, número que vai crescer se houver uma situação de emergência".

Além destes meios, o responsável pela proteção civil acrescentou que estão num ponto estratégico "186 operacionais de reserva prontos para sair".

No local, estarão ainda 100 ambulâncias de socorro na Cova da Iria, dois hospitais de campanha, entre outros operacionais de proteção e socorro. Haverá ruas interditas para facilitar a circulação dos meios.

Mário Silvestre anunciou ainda que será criado um Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) em Fátima. "A partir do dia 10, quando as pessoas ligarem 112 em Fátima, deixa de ir para Lisboa e passa a haver um CODU em Fátima, que irá triar e fazer o encaminhamento para o socorro adequado”.

Segundo este responsável, a operação vai arrancar no dia 5 de Maio, com um número de meios que se considera necessário e vai subindo com o pico nos dias 12 e 13 de Maio. Volta a diminuir até ao dia 21, data final da operação.

O comandante disse que os principais problemas que esperados estão ligados a "uma peregrinação que se caracteriza por volumes muito grandes de pessoas apeadas".