Opinião

Promover o trabalho dos leirienses

23 jul 2017 00:00

Recentemente o CEPAE promoveu o terceiro colóquio de homenagem a Ernesto Korrodi, numa parceria com o Arquivo Distrital de Leiria, com o apoio da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e curadoria de Genoveva Oliveira.

Esta terceira sessão voltou a ser um sucesso, desta vez com realce para vários temas relacionados com Korrodi e urbanismo.

E, com o exemplo positivo desta iniciativa, urge reflectir e dar a conhecer a obra de muitas outras personalidades que, principalmente no século XIX e primeira metade do século XX, deram um excelente contributo para a valorização e promoção da Cultura e do Património da região de Leiria.

É fundamental desenvolver temas idênticos com outras figuras que, nas mais diversas áreas, deram o seu auxílio para uma melhor identidade dos concelhos que fazem parte da região de Leiria. Região essa que nos últimos anos tem sido dividida e reformulada.

Assim, faz todo o sentido promover outros colóquios sobre grandes nomes da história leiriense, além de Ernesto Korrodi e Afonso Lopes Vieira, como, por mero exemplo, Acácio de Paiva, Afonso Zúquete, António Campos, António José Saraiva, Joaquim de Almeida Henriques, Américo Cortez Pinto, Francisco Rodrigues Lobo, Horácio Silva Eliseu, João Belo, João Lopes Soares, José Ferreira de Lacerda, Lino António, entre muitos e muitos outros. Neste sentido, é importante continuar a fomentar o trabalho desenvolvido por estes e muitos outros nomes.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.

*Vice-presidente do Centro do Património da Estremadura