Opinião

Procrastinar

26 out 2017 00:00

Computador ligado, word aberto, página em branco. É o momento de escrever o texto e, como muitas vezes acontece, nem sequer sei o que irei escrever.

Vários temas que já tinham surgido, ora se misturam ora surge algum que se destaca, mas que logo é abandonado. Porque provavelmente não terá interesse, porque certamente já foi escrito algo semelhante, porque, porque … Decididamente não sai nada que verdadeiramente me satisfaça.

Não fora o compromisso assumido, e desistiria, enviando ao JL uma qualquer justificação para a ausência do texto. Esta situação faz-me lembrar a conversa tida há pouco tempo com um leitor a quem confessava a minha dificuldade em escrever, e em me libertar do texto acabado que, também por isto, acaba por ser finalizado na “25ª hora”.

Na sequência da conversa, sugeria o leitor a publicação dos meus textos na internet para mais ampla disponibilização, uma vez que a tarefa da escrita estava já cumprida, e apontava a importância do compromisso na realização como tema a glosar. E assim é, de facto, em muitos aspetos da vida.

Muitas das tarefas que realizamos no dia a dia só acontecem porque existe um compromisso (mesmo que seja apenas por palavra dada, ou por decisão pessoal assumida). Enquanto profissionalmente ativos desenvolvemos um conjunto de atividades diárias, em horários previamente definidos; cumprimos um conjunto de compromissos familiares, relacionais e pessoais porque a isso estamos vinculados.

Assumimos como um dever, aceitamos como uma obrigação a maioria das coisas que realizamos. Naturalmente que precisamos sempre de algum retorno, quer porque dependemos desse retorno, quer porque esse retorno positivo (reconhecimento, elogio, valorização…) nos permite estabilizar ou aumentar os comportamentos implicados na realizaç&

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ