Opinião

Prioridades

25 out 2018 00:00

A este propósito um exemplo: se em Portugal é consensual todos querermos que se erradique a pobreza, já o mesmo não acontece quando se fala que são as desigualdades na distribuição do rendimento.

Esta quinta-feira nos dados do documento Índice de Pobreza Multidimensional apresentado pelas Nações Unidas pudemos ler que cerca de 1,3 mil milhões de pessoas como nós vivem na pobreza. Portugal contribui com mais de dois milhões de pessoas nesta situação, o que cobre de vergonha cada um de nós.

Confesso que a mim a pergunta - o que posso eu fazer para evitar tanta pobreza? - me tem perseguido quase ao longo da minha existência e foi no período da minha vida de professora, na escola pública, que mais oportunidades encontrei para, com ações concretas, lhe ir respondendo.

É que, situando-se numa má educação uma das causas mais geradoras de pobreza, sempre me obriguei, nas escolas por onde passei, a educar cidadãos e não apenas a instruí-los. Assumo que até ao final da minha carreira sempre me senti a lutar contra a corrente dominante, uma vez que, quase todos, na cadeia hierárquica do sistema educativo, me quiseram obrigar a ter apenas como missão o instruir alunos para ingressarem num curso superior.

Claro que eu resisti porque considero que, se assim procedesse, estava a desrespeitar o meu dever de na escola pública tudo fazer para quebrar os ciclos de pobreza que se instalam, de geração em geração, em famílias de muitas das crianças que tinha nas minhas turmas.

E de propósito me referi como uma das principais causas da pobreza a uma reduzida educação e não a uma reduzida instrução, porque entendo que a mera instrução não prepara qualquer indivíduo para o exercício de uma cidadania ativa, que vise a construção de uma verdadeira sociedade democrática, que ultrapasse a formalidade que a carateriza e vá mais longe, até à progressiva concretização de um fim: uma maior igualdade jurídica, social e económica.

A este propósito um exemplo: se em Portugal é consensual todos querermos que se erradique a pobreza, já o mesmo não acontece quando se fala que são as desigualdades na distribuição do rendimento uma da

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ