Opinião

Prestação de contas

29 set 2016 00:00

Tanto devem os políticos prestar contas, como as pessoas estar atentas, exigir informação, participar.

A responsabilidade é um dos pilares da democracia, não apenas a responsabilidade dos detentores de cargos públicos perante os cidadãos, mas também a responsabilidade dos próprios cidadãos perante a vida do país. Tanto devem os políticos prestar contas, como as pessoas estar atentas, exigir informação, participar.

Quantas vezes não ouvimos dizer que desconhecemos o que andam ou andaram a fazer os nossos deputados? Eu ouvi muitas vezes essa crítica ao longo dos últimos anos para não procurar, agora que termina a primeira sessão legislativa, fazer um balanço do trabalho que realizei no meu primeiro ano como deputada.

As Comissões que integro tratam matérias tão distintas como Orçamento e Finanças, Educação e Ciência, Cultura, Comunicação, Juventude, Desporto e Igualdade. A meio da sessão legislativa passei a integrar a Comissão para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas e a Comissão de Inquérito à Caixa Geral da Depósitos.

Dos 47 requerimentos e das 52 perguntas que coloquei a diversas entidades de âmbito regional procurei pedir esclarecimentos, por exemplo, sobre as escolas com coberturas de fibrocimento, os atrasos no financiamento das escolas profissionais no distrito de Leiria e o cancelamento do Pinhal das Artes.

A par destas questões, foram mais de 50 as visitas realizadas a instituições, públicas e privadas, do nosso círculo, das quais resultaram perguntas e pedidos de esclarecimento (algumas foram depois resolvidas).

*Deputada do PSD
Texto escrito de acordo com a nova ortografia

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.