Sociedade

Presidente da Reopública considera saldo de intervenção no sistema financeiro "mais positivo que negativo"

4 abr 2017 00:00

Marcelo Rebelo de Sousa considerou hoje que o "saldo global" da intervenção no sistema financeiro é "mais positivo do que negativo" e, sobre o Montepio, manifestou confiança de que o Governo está a actuar "serenamente mas com rapidez".

presidente-da-reopublica-considera-saldo-de-intervencao-no-sistema-financeiro-mais-positivo-que-negativo-6226

No final de uma reunião de trabalho com instituições de apoio a sem-abrigo na sede da Comunidade Vida e Paz, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado, a propósito da entrevista do primeiro-ministro à Rádio Renascença, sobre a situação do sistema financeiro e do Montepio.

Apesar de se escusar a comentar a entrevista de António Costa por não a ter ouvido, o chefe de Estado fez uma análise sobre o que tem sido a intervenção do Governo no sistema financeiro, com um diagnóstico positivo.

"O saldo global para aquilo que era a situação em Abril, maio do ano passado é mais positivo do que negativo, claramente", afirmou, dizendo, contudo, que a consolidação do sistema financeiro continuará a ser "um desafio para os próximos anos".

Sobre a situação concreta do grupo Montepio, Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de separá-lo de outros "desafios de maior dimensão", como os do Novo Banco ou Caixa Geral de Depósitos.

"Aí temos uma realidade muito precisa em que o Governo está a intervir em duas frentes: a frente mutualista, em que sobretudo intervém através do Ministério da Segurança Social, e a frente financeira", explicou.

"Aquilo que o governo tem dito, e tomo como boa essa declaração, é que está a agir serenamente mas com rapidez a resolver uma e outra situação", frisou.

Lusa