Sociedade

Praxe ecológica no Politécnico de Leiria limpa praias em Peniche

3 out 2016 00:00

As praxes ajudam os recém-chegados na procura de alojamento.

praxe-ecologica-no-politecnico-de-leiria-limpa-praias-em-peniche-5130

A praxe no Politécnico de Leiria é cada vez mais solidária, cívica e ecológica, e, amanhã, terça-feira, leva os novos estudantes da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM/IPLeiria) a limpar a praia Gâmboa, em Peniche.

O encontro está marcado para as 17 horas, na ESTM/IPLeiria, sendo que as actividades de limpeza da praia começam às 18 horas. Em nota de imprensa, o IPLeiria refere que se esperam pelo menos meia centena de estudantes. 

A iniciativa de limpeza da praia Gâmboa é organizada pela Comissão de Praxe da ESTM/IPLeiria, e para procederem à remoção do lixo, os estudantes receberão sacos do lixo e luvas.

"Os estudantes que participarem, fazem-no de livre vontade, e com espírito de solidariedade", explica João Tavares, vice-presidente da Comissão. "Com esta e outras iniciativas semelhantes, queremos mostrar que as praxes podem ser solidárias e não de humilhação, e ter um propósito nobre, como o de limpeza de um espaço que é de todos", acrescenta.

Além disso, "queremos também mostrar à comunidade de Peniche, que gostamos de cá viver e que preservamos a cidade!". 

Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria, defende que "as praxes académicas podem ter um papel relevante na integração dos novos estudantes, na medida em que funcionem como um ponto de apoio aos que chegam pela primeira vez ao ensino superior, e em especial aos estudantes deslocados".

"Muitas vezes, estes momentos ajudam os recém-chegados na procura de alojamento, no conhecimento da cidade e dos seus recursos, e na sua integração na escola e no curso", acrescentou.

"Há já vários anos que há um esforço de articulação, sensibilização e comunicação com as associações de estudantes e comissões de praxe, para que estas actividades sejam momentos regulados pelo bom senso, de verdadeira integração dos novos estudantes. E estas preocupações têm sido bem acolhidas e assumidas pelas organizações de estudantes, sendo que a praxe solidária tem sido assim cada vez mais presente."