Opinião

Praia comum

22 jun 2018 00:00

Este conceito de “commons” é historicamente o que em português denominamos de morgadios ou baldios de pastagem comunal, ou seja, terras que eram usadas por uma comunidade local.

A gestão dos recursos comuns é um espaço de encontro da opinião pública, já que o usufruto é transversal à sociedade.

Emprestaram-me um livro muito interessante intitulado The Zero Marginal Cost Society, de Jeremy Rifkin, onde o autor desenvolve e liga o conceito dos “commons” ( bens comuns colaborativos) ao uso e desenvolvimento da internet e sobretudo da internet of things (IoT) para uma sociedade com a mais baixa pegada ecológica possível.

Sendo um livro eminentemente de cariz tecnológico, o autor apresenta porém alguns conceitos de aplicação pertinente noutros contextos, como a noção de recursos comuns.

Este conceito de “commons” é historicamente o que em português denominamos de morgadios ou baldios de pastagem comunal, ou seja, terras que eram usadas por uma comunidade local.

Este conceito, estudado inclusive pela Nobel em Economia Elinor Ostrom, remete para o uso colaborativo de bens comuns e de como a mutabilidade e adaptabilidade das soluções colaborativas encontradas pelos utilizadores contribuem para uma melhor relação entre o Homem e os ecossistemas.

Traçando um paralelo entre este conceito e o design de espaços urbanos/públicos, podemos considerar um espaço público, construído e gerido como um bem comum, onde os equipamentos que o povoam providenciam aos utilizadores uma certa mutabilidade de funções, necessárias para responder &a

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ