Viver

Porsche e a Pop Art de Warhol em sintonia

24 jun 2016 00:00

Mostra de obras de arte acontece no Centro Porsche Leiria até amanhã/com fotogaleria

O Centro Porsche Leiria, em Azoia, Leiria, inaugurou hoje uma exposição com dez obras do artista ícone do pop Andy Warhol no âmbito do lançamento do novo modelo 718 Boxster.

Francisco Moinhos Baqueiro, curador da exposição, explica que a Caravana Pop Art The Factory by Porsche tem como alvo apenas os Centros Porsche de Espanha e Portugal, mostrando obras de arte como as famosas latas de sopa Campbell, as marcas Coca-cola e Pepsi, ou retratos de Mick Jaeger, Rolling Stones ou Marilyn Monroe.

No Centro Porsche Leiria estão ainda expostas duas obras adicionais aplicadas em dois modelos Boxster Spyder e 911 Turbo S. A ideia de juntar estas obras originais da arte pop surgiu quando os promotores da campanha verificaram que a imagem mais próxima do design da Porsche, era a obra da Pop Art de Andy Warhol.

“Era uma união perfeita entre uma e outra obra e, além disso, Ferdinand Porsche, o criador do Porsche 911 e Andy Warhol que nunca se cruzaram, referiram a mesma ideia: ‘eu sei que não sou imortal, mas quero criar algo que me imortalize’ e criou o 911. Warhol disse a mesma coisa, anos depois, e criou as obras que podemos ver nesta exposição”, refere o curador. 

Se o 911 é um ícone do mundo Porsche, a obra de Warhol é a mais icónica da Pop Art. Se Porsche começou a sua incursão pelo mundo da arte mecânica pelo 911, Warhol fê-lo pela lata de sopa.

“Por exemplo, a lata Campbell é a mais antiga que aqui mostramos, tem mais de 52 anos. A filosofia da pop art consiste em transformar em arte o que temos ao nosso redor. O criador da Porsche afirmou que como não havia nenhum carro desportivo que lhe agradasse, iria criar um.”   

Pedro Rodrigues, responsável pelo Centro Porsche Leiria explica que o intuito desta acção passa por diferençar a marca e os modelos em exposição. “São dois tipos de arte completamente diferentes que convergem. Normalmente, os eventos da Porsche estão ligados à emoção da condução mas este é um evento mais cultural e social. É o melhor dos dois mundos. São ambos arte”, entende. 

Esta caravana de arte foi considerada pela Deloitte como um dos melhores acontecimentos de marketing deste ano, pelo seu factor de diferenciação.

A mostra mantém-se no Centro Porsche Leiria até sábado, dia 25, às 13 horas, depois disso, segue para o Centro Porsche Porto, onde terminará o seu périplo pela Península Ibérica.