Opinião

Políticos ou politiqueiros?

18 out 2018 00:00

Desde logo assusta a alternativa entre muita política partidária (o sublinhado é meu) e processos pouco corretos, um termo considerado depreciativo.

Meu Caro Zé,

O que se passa no país e no mundo no campo da política, que se tornou no espaço do “vale tudo”, com a consequente alienação de muitas pessoas e o extremismo de muitas mais, a maioria das quais, por ser explorada ou mesmo descartada, nada tem a perder, e uma minoria (uns quantos afinal) donos (os que se querem manter à tona) e outros potenciais donos (os que querem ganhar eleições, serão mesmo eleições?) a explorar os sentimentos dessa maioria para atingir os seus fins.

No fim-de-semana dei-me ao trabalho de verificar se isto era política. E rapidamente percebi que, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa de José Pedro Machado, é, afinal, “politiquice” definida, e cito, como “ato de politiqueiro; política ordinária, mesquinha”. E como a primeira informação remete para os atos do “politiqueiro”, fui ler o que diz sobre ele. E aqui vai a citação (com a indicação prévia no próprio dicionário de que se trata de um termo depreciativo): “Que ou aquele que se ocupa muito de política partidária ou que, em política, emprega processos pouco corretos”.

Desde logo assusta a alternativa entre muita política partidária (o sublinhado é meu) e processos pouco corretos, um termo considerado depreciativo. Mas, quem olha para a vida real, estranhará assim tanto?

Não contente com este cenário, fui, no mesmo dicionário, ler o significado de “política”, passando, previamente, pelo Dicionário de Étimos que referia ser o termo proveniente do grego, significando “a ciência dos negócios do Estado”.

No Dicionário da Língua Portuguesa a definição é extensa, pelo que me permito citar apenas uma parte: “C

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ