Login
Esqueci a password

Se esqueceu o seu Username ou a sua Password envie-nos o seu e-mail e receberá os seus dados de acesso por e-mail.

Se não sabe que endereço de e-mail utilizou no seu registo, por favor contacte os nossos serviços através do nosso e-mail assinantes@jornaldeleiria.pt.

Para procurar palavras exactas utilize aspas. Ex: "Castelo de Leiria" "Jornal de Leiria"
Área restrita

A secção que pretende aceder é restrita a assinantes do Jornal de Leiria. Para se tornar assinante vá à área Assinatura.

Se já for assinante da edição impressa, pode registar-se na edição online, sem custos adicionais.

Caso já tenha um registo, efectue login.

Sociedade

10 Agosto 2017

Plano de fuga para o Verão

Nem só de praias conhecidas, de restaurantes com esplanadas vistosas e de longas filas de veraneantes, a destilar sob a canícula, se faz o Verão.

Clique na imagem em cima para ver a fotogaleria

O JORNAL DE LEIRIA fez uma ronda pelo distrito, com um salto a Ourém e Fátima, para criar um roteiro, onde lhe damos a conhecer alguns dos destinos que marcam o turismo local.

São locais onde o doce ócio é rei, refúgios para quem não gosta de sentir a areia a enfiar-se em todo o lado, atirada por crianças e vizinhos de toalha irrequietos. São destinos para os que preferem a tranquilidade da serra ao azul profundo do mar.

Calma... Também temos coisas boas para quem não concebe a existência sem sentir os doces e dourados grão de areia a fazer cócegas na planta do pé ou sem os mergulhos retemperadores, nas frígidas e bravias águas escuras do Atlântico.

Neste artigo, fazemos ainda sugestões de vários locais para aprofundar conhecimentos gastronómicos locais. Naturalmente, esta jamais poderá ser uma lista exaustiva, dada a quantidade de excelentes sítios na região, para quem pretende refugiar-se do stress do quotidiano.

Alcobaça, terra de monges
Comecemos o roteiro por ordem alfabética. O primeiro concelho que nos surge é Alcobaça e o seu termo territorial intrinsecamente ligado aos monges de Cister, com uma extensa costa que conta com praias de eleição como Água de Madeiros, Pedra do Ouro, Vale Furado, Paredes de Vitória ou São Martinho do Porto.

O Mosteiro de Santa Maria e a grande praça frontispícia não precisam de elaboradas descrições, pois fazem parte do postal ilustrado que é a imagem mental que todos temos desta cidade, porém, asseguramos-lhe que há muito mais para ver no concelho.

Na aldeia de Chiqueda, a dois paços da cidade, o parque onde os monges beneditinos faziam o recobro da “loucura quotidiana”, abriu as suas portas ao glamping. Glamour no camping? Mas isso é possível? Sim, é. Se gosta do ar livre e não passa sem o luxo de um hotel de quatro ou cinco estrelas, esta é a solução ideal.

As grandes tendas foram dispostas junto ao Lago das Freiras, com um pé na água e muito sossego à volta, é o desafio que o Parque dos Monges faz. As tendas incluem chão em madeira, cama de casal e zona de estar com mesa e cadeiras de relaxamento. Se preferir um tecto sólido sobre a cabeça a nossa sugestão vai para o Your Hotel and SPA, também pertinho de Alcobaça.

 

LER MAIS

Faça para ler a totalidade do artigo ou registe-se e aceda à versão integral deste texto

Jacinto Silva Duro
Redacção Jacinto Silva Duro jacinto.duro@jornaldeleiria.pt






Os comentários são da exclusiva responsabilidade do utilizador