Sociedade

Pitéus portugueses em Londres pela mão e paixão de Ricardo Prestes

25 jun 2017 00:00

Natural de Leiria, é chef e sócio do Deli Café, que integra o projecto "A Portuguese Love Affair".

piteus-portugueses-em-londres-pela-mao-e-paixao-de-ricardo-prestes-6697

Formou-se em comunicação empresarial e relações públicas. Trabalhou nessa área como road manager dos ex-Silence 4 e na Fórum Estudante, na produção de espectáculos e no sector dos seguros. Mas o gosto pela cozinha falou mais alto.

Ricardo Prestes, de Leiria, é um dos sócios do Deli Café, o “lado B” do projecto A Portuguese Love Affair, uma loja de produtos de luxo portugueses em Londres. O espaço de restauranção abriu portas em Dezembro e é aí que o chef Ricardo dá aso à sua paixão pela cozinha, confeccionando petiscos portugueses ou inspirados na gastronomia nacional.

O gosto pela cozinha foi-lhe incutido em casa pelos pais, “dois excelentes cozinheiros”, e pelos livros e revistas de culinária que, desde cedo, se habituou a ler. “O convívio com os amigos foi sempre muito à volta da mesa, da comida e das patuscadas”, conta Ricardo Prestes, de 44 anos.

No entanto, acabaria por seguir a área da comunicação empresarial e relações públicas. Seria apenas um 'até já' à paixão pela cozinha. Há cerca de oito anos, decidiu deixar o emprego “confortável” numa seguradora em Lisboa, e ir para Londres. “Sempre tive vontade de trabalhar fora de Portugal e ter a experiência de viver fora o País.”

Partiu para Inglaterra com a ideia de abraçar um projecto na área da restauração, sem, contudo, levar alguma proposta na bagagem. Foi “às escuras”, mas com a firme esperança de que, quando chegasse, haveria de arranjar emprego. E assim aconteceu.

Começou por lavar pratos, mas “ao fim de um mês já estava a trabalhar como chef”. Passou por vários espaços londrinos, à medida que crescia a vontade de ter um projecto seu, mais ainda quando, por intermédio de uma amiga, conheceu Olga Cruchinho e Dina Martins, mentoras de A Portuguese Love Affair, que lhe falaram da ideia de associar a gastronomia ao projecto. “O entusiasmo foi grande. Ficámos a maturar a ideia e, há um ano, surgiu a oportunidade destes espaço.”

O espaço a que Ricardo Prestes se refere é onde funciona o Deli Café, que serve petiscos tipicamente portugueses. Saladas de polvo, de grão com bacalhau, de feijão frade com atum ou de orelha de porco, bacalhau à brás e pica-pau são alguns dos pitéus que se podem saborear no Deli Cafe. E, claro, não falta a bica e o pastel de nata.

“É o lado B do projecto, um espaço com comida portuguesa ou inspirada na nossa cozinha, porque nem sempre temos os mesmos produtos e meios”, diz Olga Cruchinho, explicando que a A Portuguese Love Affair nasceu, há quatros anos, da vontade de “partilhar o que de bom se faz em Portugal” e de colmatar uma “lacuna” que identificaram em Londres.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.