Sociedade

A piscina, a lareira e o piano

11 mar 2018 00:00

O refúgio de José Frazão, empresário e administrador do Exposalão.

a-piscina-a-lareira-e-o-piano-8255

José Frazão, inventor do centro de exposições Exposalão, na Batalha, dono de hotéis na baixa pombalina, em Lisboa, homem de negócios. Mantém a base em Leiria, e na garagem, a toda a largura do piso inferior, algumas obras de arte sobre quatro rodas, com sangue italiano e alemão. "Costumo dizer que não gasto dinheiro em álcool, mas gosto de carros".

Pé na tábua e a conversa avança pelas escadas interiores, até à sala, de onde se observa pela primeira vez a piscina, um recanto favorito do empresário. Nem o temporal da noite anterior, com o relvado em alvoroço, arrefece o entusiasmo. "A piscina é melhor de Inverno do que de Verão. Quando não se toma banho, estamos aqui, sentados, o relaxe da água, a descontrair um bocadinho".

De volta à sala. Temos pianista? Temos piano, pelo menos. "O piano é uma obra de arte e é uma peça intemporal, foi nessa perspectiva. Na minha antiga casa tinha um piano vertical, de ferro, um clássico, e quando vim para aqui achei que ficava melhor um piano de cauda".

E fica, de facto. É o centro das atenções, um detalhe que marca a diferença entre a zona de estar e de refeições.

"Quando a gente faz uma casa, há coisas que não dispensa. E tal como a casa tem telhado, eu achava que devia ter um piano".

Os amigos "querem brincadeira", o piano "é um pretexto", explica. "Podia ter uma mesa de snooker, tenho um piano. Para fazermos uma paródia, há sempre um que toca, há sempre um ou outro que se ajeita. Ou então põe o piano a tocar sozinho".

É aquele jazz em automático, como quem cria ambiente nas mãos de um pianista invis&ia

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ