Sociedade

Pia do Urso candidata a Aldeia Maravilha de Portugal

24 fev 2017 00:00

Serão eleitas sete aldeias entre 9 de Julho e 20 de Agosto.

pia-do-urso-candidata-a-aldeia-maravilha-de-portugal-5995

A Aldeia da Pia do Urso, localizada na freguesia de São Mamede, é uma das candidatas a Aldeia Maravilha de Portugal. Um evento onde já está também inscrita a povoação de Casal de S. Simão, em Figueiró dos Vinhos.

Este é um concurso organizado à escala nacional que visa promover o "património cultural e natural inigualável, como são as aldeias", fomentando, deste modo, a promoção turística destes "lugares únicos que cada vez mais despertam a curiosidade dos visitantes". 

A candidatura, submetida pela Câmara da Batalha, será analisada por um painel de especialistas na área do turismo, ambiente e economia e realçará o "notável património natural e etnográfico existente na aldeia, bem como o processo de recuperação das habitações típicas, com recurso a materiais autóctones (madeira e pedra) que respeitou a traça e a configuração das habitações originais", refere um comunicado de imprensa da Câmara.

Paulo Batista Santos, presidente da Câmara Municipal da Batalha, refere que esta candidatura "visa promover o trabalho de valorização e de requalificação efectuado nesta aldeia" e considera que a eleição da Pia do Urso como Aldeia Maravilha de Portugal "será um estímulo à promoção da região e um desafio quanto ao objectivo de novos projectos relacionados com a inclusão e a afirmação dos valores ambientais".

Em 2016 a Aldeia da Pia do Urso valeu à Câmara Municipal da Batalha o Prémio da Universidade do Minho Município do Ano, pela "qualidade de recuperação efectuada na antiga aldeia, bem como a cooperação estabelecida com o sector privado e o carácter inclusivo associado a todo o projecto".